Tudo que Deus faz é absoluto. Tudo que Deus diz é absoluta verdade. Tudo que Deus é, é absoluto. Em Deus nada é relativo. Considerando o absolutismo de Deus, fica decretado que tudo que Deus disse ao homem, quer no tempo passado, quer no presente ou no futuro, realizar-se-à, pois Deus é imutável!
Nada é alterado sem a Sua permissão. “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito são lá do Alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” - Tiago 1:17
A palavra 'relativo' significa que algo ou alguém está condicionado. Deus, O Senhor, Soberano , não tem limitações ou está condicionado. Ele age segundo o Seu Caráter. Portanto, tudo o que Deus diz a meu e seu respeito, será ordenado! Toda a pessoa que não se rendeu ao Senhor, será condenada. "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo” (Hebreus 9:27). Repito: Esta sentença declarada pelo Senhor, vai ter o seu cumprimento de acordo com a decisão de Deus.
Agora vamos ver o que o Senhor diz em relação ao futuro juízo para os que estão em Cristo Jesus. “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" - Rom 8:1 a 2 - “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus me livrou da lei do pecado e da morte.”
Notemos que Deus elegeu um povo especial para um relacionamento excelente, para receber honra e glória, para testemunho vivo de Seu amor.
Mas esse povo transgredia, fugindo da Sua presença, pecando desenfreadamente, cometendo todo tipo de impiedade, inclusive fizeram um bezerro de ouro para o adorarem, trocando O Deus Altíssimo, de poder, amor e bondade, por um ídolo feito pelo homem.
Nessas situações de plena transgressão, Deus perdoava e, como que se reconcialiava, com o Seu povo rebelde. O Senhor mostrava misericórdia, depois de os disciplinar com dureza, quase sempre com dor, tribulação, morte. Este povo chama-se Israel.
Meu amado, o tempo daquela dispensação foi muito duro. O tempo da Lei de Deus vigente era duro.
A Igreja do Senhor Jesus, nós, somos muito privilegiados em vivermos na dispensação da Sua graça. O Senhor Jesus tomou o grande fardo da Lei que era santa, mas totalmente exigente. Pois nenhum homem nascido de mulher era capacitado para cumpri-la! O Senhor Jesus (Homem, vindo do Alto) cumpriu toda a Lei.
“CRISTO NOS RESGATOU DA MALDIÇÃO DA LEI, FAZENDO-SE ELE. PRÓPRIO MALDIÇÃO EM NOSSO LUGAR" - Gálatas 3:13.
VIVAMOS TODO O TEMPO QUE O SENHOR NOS DÁ EM VITÓRIA!
Com amor,
Pr.Álvaro Ribeiro