quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

A VITÓRIA É NOSSA | Meditação

Estamos mortos para a nossa antiga natureza pecaminosa e ela não  tem nenhum poder sobre as nossas vidas! A única hora em que a nossa natureza pode levantar-se do seu “caixão mortuário” é quando estamos a viver em desobediência.

Quando obedecemos à Palavra de Deus, e debaixo do controle do Espírito Santo, estamos a mostrar que temos uma nova vida. II Cor 5:17 - “E, assim se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas”.
O diabo não quer que creiamos nesta verdade, pois ela tem poder para nos libertar. Se não estivermos firmes da Obra que Deus completou por nós e em nós,  através da Cruz, estaremos a caminhar na incredulidade! Os desejos da carne parecerão reais e bons, e não teremos vontade de agradar ao Senhor.
Há decisões tão carnais, tão enganadoras, que distorcem a própria Palavra de Deus, muitas vezes para defender os pontos de vista meramente humanos, portanto, pecaminosos...
Salientamos que isto se usa na área de relacionamento matrimonial para justificar a impureza, a separação ou divórcio, etc.

Podem os filhos de Deus viver em vitória sobre a velha natureza pecaminosa, durante a sua vida terrena? A resposta é SIM.  
Vejamos o que diz a Palavra do Senhor: “QUE DIREMOS POIS? PERMANECEMOS NO PECADO, PARA QUE SEJA A GRAÇA MAIS ABUNDANTE? DE MODO NENHUM! COMO VIVEREMOS AINDA NO PECADO, NÓS OS QUE PARA ELE MORREMOS? FOMOS POIS SEPULTADOS COM JESUS NA MORTE PELO BAPTISMO; PARA QUE COMO CRISTO FOI RESSUSCITADO DENTRE OS MORTOS PELA GLÓRIA DO PAI, ASSIM TAMBÉM ANDEMOS NÓS EM NOVIDADE DE VIDA” | Rom 6:1 -4

As Escrituras têm muito a dizer sobre o relacionamento conjugal, porque ele é um simbolo do nosso relacionamento com Cristo.
Não fomos libertos para vivermos por conta própria, como talvez desejássemos! Fomos libertos para vivermos com Outro e para correspondermos ao Seu grande amor por nós.

No I Livro do profeta Samuel, capítulo 25, lemos  acerca de um homem mau  que representa o nosso velho homem.
Os personagens desta história são David, (o rei) Nabal, que significa “sem juízo ou negligente”, e que era um homem rico com herdades no Carmelo.
David, que estava em apuros quando o rei Saul o perseguia, mandou os seus servos pedir ajuda de mantimentos a este homem Nabal, cuja esposa era Abigail, e em troca disponibilizava proteção aos seus pastores que guardavam os grandes rebanhos de Nabal. Pois já o fazia antes de lhe pedir ajuda.
Nabal não só se recusou a ser generoso, como também foi grosso com muitos insultos para o ungido do Senhor.
Abigail era, não só bondosa e bela, como também tinha plena comunhão com Deus (O Senhor de David). E Abigail, orientada pelo Senhor, mandou os seus servos e ela própria para o encontro com David, LEVANDO-LHES TUDO QUE PRECISAVAM.
Deus castigou Nabal pela dureza de seu coração. Quando sua esposa voltou para casa encontrou-o muito embriagado e, passados alguns dias, ele morreu.

Temos aqui três principais personagens que representam a nossa situação do velho homem: Nabal - Neste homem havia maldade, egoísmo, blasfémia, crueldade, e tudo o que também pode ter havido em nós. Que vem da ÁRVORE PECAMINOSA.

QUEM ESTÁ EM CRISTO É NOVA CRIATURA. AGORA PERTENCEMOS A OUTRO!  ASSIM COMO ABIGAIL FICOU LIVRE PARA CASAR COM OUTRO, NÓS TAMBÉM FOMOS LIBERTOS PARA CASAR COM OUTRO: JESUS.

Em amor,
Pr.Álvaro Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário