quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

A CHAVE DA AUTORIDADE | Meditação


A Palavra de Deus funciona pela fé. E eu tenho fé.
Meu irmão, você tem fé?...

O que a Palavra de Deus diz sobre Deus é verdadeiro! O que a Palavra de Deus diz sobre Cristo é verdadeiro! O que a Palavra de Deus diz  que  eu sou, é verdadeiro! O que a Palavra de Deus diz sobre o que eu posso fazer através de Cristo, é verdadeiro! A Palavra de Deus diz que quem está Nele tem a vida eterna, porque Ele é eterno.
Talvez os nossos pensamentos nos digam que nós estamos derrotados, frustrados, lutando contra inimigos com uma vantagem avassaladora, mas a Palavra de Deus diz que “somos mais que vencedores"! Somos derrotadores do diabo. Aleluia!

Estamos posicionados num limiar de ilimitadas possibilidades.
“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” - João 8:32-36 

Só através da Palavra de Deus podemos ser libertos. 
E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” - Rom 10:17. Quem  pode ser liberto, senão através da Palavra de Deus?
Muita pessoas, não sinceras, dizem que cada um tem a sua fé. Ora, a fé que nos dá a força, a vontade de agradar a Deus, a capacidade de entender a mesma Palavra, a capacidade para ser santo e autêntico, ser de Deus, vem do Alto.
A fé que remove montanhas é uma fé, um crer, uma confiança, um agir, uma dependência de Deus irremovível.

Em lugar de olharmos para o passado, ficando a pensar o que seria a nossa situação adâmica sem Cristo (se bem que é necessário permanecer ali um pouco de tempo, mas não ficar ali), usemos o tempo que nos resta na contemplação da glória de Cristo. Oh Aleluia!

“As coisas velhas já passaram, eis que faço novas todas as coisas" - II Cor 5:17b

Factos fundamentais em afirmarmos que a Palavra de Deus tem autoridade:
Génesis 1:3 | 
“Disse Deus: Haja Luz, e ouve Luz, assim criou Deus todas as coisas através de Sua Palavra”.
Quando Deus criou o Homem, colocou-o imediatamente sob a autoridade da Sua Palavra.
“E o Senhor Deus ordenou ao homem dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia em que dela comeres certamente morrerás” - Génesis 2:16-17.
O Senhor avisou pessoalmente. Adão deve ter ouvido claramente a voz de Deus... Mas como O Senhor tinha, e tem, grandes planos para o Homem, depois de Adão e Eva terem desobedecido, e falando Deus de várias maneiras e através de várias pessoas com sonhos, visões e  outras formas sobrenaturais, falou, por último, pessoalmente com o homem através de Jesus Cristo, garantindo-lhe o perdão da desobediência de Adão e Eva e suas ramificações.

Conclusão:
A chave que dá autoridade à Igreja de Cristo, que somos nós, e que por Sua infinita graça, opera, realiza, constrói, acerta as vidas, levando-as  a um padrão  que agrada ao Senhor e ao nosso semelhante, é a Palavra de Deus que se torna viva e operante pela acção do Espírito Santo.

Vosso em amor,

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

A VITÓRIA É NOSSA | Meditação

Estamos mortos para a nossa antiga natureza pecaminosa e ela não  tem nenhum poder sobre as nossas vidas! A única hora em que a nossa natureza pode levantar-se do seu “caixão mortuário” é quando estamos a viver em desobediência.

Quando obedecemos à Palavra de Deus, e debaixo do controle do Espírito Santo, estamos a mostrar que temos uma nova vida. II Cor 5:17 - “E, assim se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas”.
O diabo não quer que creiamos nesta verdade, pois ela tem poder para nos libertar. Se não estivermos firmes da Obra que Deus completou por nós e em nós,  através da Cruz, estaremos a caminhar na incredulidade! Os desejos da carne parecerão reais e bons, e não teremos vontade de agradar ao Senhor.
Há decisões tão carnais, tão enganadoras, que distorcem a própria Palavra de Deus, muitas vezes para defender os pontos de vista meramente humanos, portanto, pecaminosos...
Salientamos que isto se usa na área de relacionamento matrimonial para justificar a impureza, a separação ou divórcio, etc.

Podem os filhos de Deus viver em vitória sobre a velha natureza pecaminosa, durante a sua vida terrena? A resposta é SIM.  
Vejamos o que diz a Palavra do Senhor: “QUE DIREMOS POIS? PERMANECEMOS NO PECADO, PARA QUE SEJA A GRAÇA MAIS ABUNDANTE? DE MODO NENHUM! COMO VIVEREMOS AINDA NO PECADO, NÓS OS QUE PARA ELE MORREMOS? FOMOS POIS SEPULTADOS COM JESUS NA MORTE PELO BAPTISMO; PARA QUE COMO CRISTO FOI RESSUSCITADO DENTRE OS MORTOS PELA GLÓRIA DO PAI, ASSIM TAMBÉM ANDEMOS NÓS EM NOVIDADE DE VIDA” | Rom 6:1 -4

As Escrituras têm muito a dizer sobre o relacionamento conjugal, porque ele é um simbolo do nosso relacionamento com Cristo.
Não fomos libertos para vivermos por conta própria, como talvez desejássemos! Fomos libertos para vivermos com Outro e para correspondermos ao Seu grande amor por nós.

No I Livro do profeta Samuel, capítulo 25, lemos  acerca de um homem mau  que representa o nosso velho homem.
Os personagens desta história são David, (o rei) Nabal, que significa “sem juízo ou negligente”, e que era um homem rico com herdades no Carmelo.
David, que estava em apuros quando o rei Saul o perseguia, mandou os seus servos pedir ajuda de mantimentos a este homem Nabal, cuja esposa era Abigail, e em troca disponibilizava proteção aos seus pastores que guardavam os grandes rebanhos de Nabal. Pois já o fazia antes de lhe pedir ajuda.
Nabal não só se recusou a ser generoso, como também foi grosso com muitos insultos para o ungido do Senhor.
Abigail era, não só bondosa e bela, como também tinha plena comunhão com Deus (O Senhor de David). E Abigail, orientada pelo Senhor, mandou os seus servos e ela própria para o encontro com David, LEVANDO-LHES TUDO QUE PRECISAVAM.
Deus castigou Nabal pela dureza de seu coração. Quando sua esposa voltou para casa encontrou-o muito embriagado e, passados alguns dias, ele morreu.

Temos aqui três principais personagens que representam a nossa situação do velho homem: Nabal - Neste homem havia maldade, egoísmo, blasfémia, crueldade, e tudo o que também pode ter havido em nós. Que vem da ÁRVORE PECAMINOSA.

QUEM ESTÁ EM CRISTO É NOVA CRIATURA. AGORA PERTENCEMOS A OUTRO!  ASSIM COMO ABIGAIL FICOU LIVRE PARA CASAR COM OUTRO, NÓS TAMBÉM FOMOS LIBERTOS PARA CASAR COM OUTRO: JESUS.

Em amor,
Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

COXEAR | Meditação

“MAS JESUS LHE REPLICOU: NINGUÉM QUE, TENDO POSTO A MÃO NO ARADO, OLHA PARA TRÁS, É APTO PARA O REINO DE DEUS” - Lucas 9:62

Esta Palavra que Jesus replicou à pergunta dos discípulos acerca de prioridades, na decisão que tomamos em segui-Lo, tem o mesmo vigor no nosso caso, como aviso para decidirmos, na presença do Senhor, o que têm sido as nossas prioridades no ano que fica para trás.

Temos que ser realistas e honestos para com nós mesmos, pois estamos na presença do Senhor que não nos permite mentir ou, se o fazemos, pecamos.

Faça esta pergunta a si mesmo:
"No ano passado quantas vezes faltei ao ajuntamento dos adoradores de Deus, tomando o tempo noutros compromissos?" 
Pressupõe-se que a nossa agenda tenha, pelo menos, os Domingos para ir à Casa de adoração ao Senhor.
Tomar um compromisso sobre um que já temos agendado é muito perigoso...
Se perante os homens isto é falta de carácter, quanto mais grave não é, sendo com Deus. Tomar um compromisso no lugar onde já temos um com Deus é abominável (que significa detestável, impureza).

Podemos pensar em COXEAR, com razão gramatical, como Elias (o profeta), que pediu para que o fogo consumisse o holocausto na presença dos idólatras de Baal no Monte Carmelo (I Livro de Reis 18:21)
“ENTÃO, ELIAS SE CHEGOU A TODO O POVO E DISSE: ATÉ QUANDO COXEAREIS ENTRE DOIS PENSAMENTOS? SE O SENHOR É DEUS, SEGUI-O; SE É BAAL, SEGUI-O. PORÉM O POVO NADA LHE RESPONDEU”.

Quero salientar um aspecto relevante nesta comunicação de Elias: O alerta desses "meios seguidores" do Senhor, ou a hesitação em seguir ao Senhor, Soberano, Todo-poderoso, absolutamente, é manifesto pelo profeta na breve descida do poder de Deus, através do fogo que estava para vir e consumir o holocausto.

O Senhor quer manifestar o Seu poder maravilhoso no nosso meio mas, meu querido irmão ou irmã, não podemos andar coxeando. Devemos assentar bem a nossa fé no Senhor.
Chamo a sua atenção para o seguinte: isto de andar por fé, vivermos em fé, é sobrenatural, e só assim compreenderemos as coisas do Senhor, porque elas se discernem com a sabedoria celestial.
“ORA, o homem natural, (o descrente) não compreende as coisas do Espírito de Deus porque lhe parece loucura; e não as pode entender, porque elas se discernem espiritualmente” - I Cor 2:14.

Infelizmente, nós coxeamos em muitas coisas que acabam por nos abater e nos desencorajar.
Graças ao Senhor que deseja que cada um dos Seus seguidores verdadeiros, seja vitorioso nesta caminhada, que nos levará  para a situação de vivermos só para Ele.

“PORTANTO, SE FOSTES RESSUSCITADOS JUNTAMENTE COM CRISTO, BUSCAI AS COISAS LÁ DO ALTO, ONDE CRISTO VIVE ASSENTADO À DIREITA DE DEUS PAI” - COLOSSENSES 3:1

Com amor do Senhor,
Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

O CORAÇÃO PATERNAL DE DEUS

A linda história verídica de Abraão e Isaac, é um protótipo da Obra de Jesus ao dar Sua vida pela humanidade, mas só tem valor operante no homem quando comparamos a genealogia caracterizada na substituição do sacrifício.

Ali, quando Deus pediu a Abraão que sacrificasse o seu filho Isaac, se Abraão não obedecesse, Deus podia dar-lhe a volta e convencê-lo a obedecer. Mas Abraão, como conhecemos a realidade deste facto, obedeceu imediatamente!

Quero chamar a atenção desta tremenda profecia no sentido de que, para Jesus Cristo, não havia substituto. Foi o próprio Deus que se tornou homem, com toda a sua própria natureza, mas  não contaminado pelo pecado. Quem poderia ser o Seu subtituto? Embora Jesus tenha bradado na maior dor jamais sentida por algum ser humano... “PAI, SE POSSÍVEL, PASSA DE MIM ESTE CÁLICE! TODAVIA, NÃO SEJA COMO EU QUERO, E SIM COMO TU QUERES” - Mateus 26:39.
Jesus estava a substituir o sacrifício, sendo Ele próprio a provisão perfeita, suficiente e única que Deus enviou.

Com Abraão Deus providenciou um cordeiro para ser imolado pelo cutelo dele. Em Jesus estava toda a provisão! Não há mais substituição.
Jesus fez tudo que poderia ter sido feito. Justificação perante o Pai, ficando o homem perdoado de todo o pecado e pecados! Paz com Deus e plena comunhão com a Trindade Santa.

Deus tem planos maravilhosos para os Seus filhos, ganhos pelo Seu Unigénito Filho, inigualável aos outros filhos de Deus, “PORQUE POR ELE E PARA ELE FORAM CRIADAS TODAS AS COISAS, TANTO VISÍVEIS COMO  INVISÍVEIS." | "PORQUANTO AOS QUE DE ANTEMÃO CONHECEU, TAMBÉM OS PREDESTINOU PARA SEREM  CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO, AFIM DE QUE ELE SEJA O PRIMOGÉNITO  ENTRE MUITOS IRMÃOS” - Romanos 8:29

Deus é O Pai perfeito em quem podemos confiar todos os nossos segredos. Agrada-Lhe em nos receber de braços abertos com todo o Seu forte amor.
“DEUS PROVA O SEU AMOR POR NÓS, SENDO NÓS AINDA PECADORES, QUANTO MAIS  AGORA, QUE ESTAMOS RECONCILIADOS COM ELE."!

MEU IRMÃO CONFIE TODA A SUA VIDA A ELE, PORQUE ELE É O PAI REAL E AMOROSO!
 
Em amor,
Pr.Álvaro Ribeiro