“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos como o Senhor prometeu; e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar” - Joel 2:32
Como podemos observar por esta leitura da Palavra do Senhor, há imensas menções à nação Israelita e à sua capital Jerusalém, e muitas promessas de Deus, sendo que muitas delas já foram cumpridas.
Aqui não tratamos de inclinações políticas, mas verificamos, com base na infalível Palavra de Deus, que esta é uma nação eleita por Deus e, embora com as várias fases de rebelião para com o Senhor e também com a punição de Deus ao longo dos séculos, O Senhor sempre proclamou que Israel é a Sua nação eleita e predileta. Pensemos na própria Árvore genética do Salvador, a Sua Ascendência, a cidade onde nasceu, a sua cultura na formação de Seu carácter, enfim... O cumprimento total das profecias inerentes à Sua vida, educação contextual judaico, a Sua morte e ressurreição em Jerusalém, etc. Todas as facetas relacionadas com a nação de Israel.
Será que isto não dá para abrir os olhos a muitos cegos de espírito?
Falamos da cegueira que há em relação à ocupação em Jerusalém pelos Árabes e os seus apoiantes, e o que é de lamentar é que sejam também ditos como cristãos muitos dos que não concordam que Jerusalém foi, é, e será a Capital indivisível e eterna da Nação de Israel... Tudo isto tem a ver com as Profecias.
Jerusalém nunca foi Capital de nenhum estado Árabe!
Hebron era a capital de David, mas depois de conquistar Jerusalém, ele transferiu a Capital para Jerusalém, mais ou menos no ano de 1.000 a.C, vindo a ser chamada a “Cidade de David.” Então, Jerusalém é a Capital de Israel por mais ou menos 3.000 anos. Foi para Jerusalém que o Rei David trouxe a Arca, que estava na casa de Obede-Edon.
“Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.....” - I Cor 3:18-19
Notemos o que a Escritura de Deus diz: ”Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que não sejais presumidos em vós mesmos: Que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios. E, ASSIM, TODO O ISRAEL SERÁ SALVO, COMO ESTÁ ESCRITO. VIRÁ DE SIÃO O LIBERTADOR E ELE APARTARÁ DE JACÓ AS IMPIEDADES” - Romanos 11:25-26
Sem dúvida alguma que Israel continua a ser a Nação predileta de Deus, (apesar de fazer tantos erros!). De maneira que devemos abençoar este povo e orar por ele, porque muito em breve Deus se voltará totalmente com o Seu Amor a cobrir esta nação. Protegendo-a de todos os seus inimigos.
Por último deixo-vos com as Palavra de Deus em Isaías 41:8-9
“MAS TU, Ó ISRAEL, SERVO MEU, TU, JACÓ A QUEM ELEGI, DESCENDENTE DE ABRAÃO, MEU AMIGO, TU A QUEM TOMEI DAS EXTREMIDADES DA TERRA, E CHAMEI DOS SEUS CANTOS MAIS REMOTOS, E A QUEM DISSE: EU TE ESCOLHI E NÃO TE REJEITEI, NÃO TEMAS, PORQUE EU SOU CONTIGO, NÃO TE ASSOMBRES, PORQUE EU SOU O TEU DEUS; EU TE FORTALEÇO, E TE AJUDO, E SUSTENTO COM A MINHA DESTRA FIEL (JESUS)".
Abençoemos a Nação de Israel, pois isso trará bênção para a nossa vida, nossa família, nossa Igreja e nossa Nação, Portugal.
Vivamos neste Novo Ano que se avizinha a passos largos, na expectativa daquilo que o nosso bom Deus quer fazer. Ele quer um povo santo e que honra ao Seu Deus com toda a sua vida.
Que este seja o nosso desejo. Desejamos a todos os leitores da nossa meditação um Ano cheio da presença e Poder do Espírito Santo.
Com amor,
Pr.Álvaro Ribeiro.