quinta-feira, 28 de setembro de 2017

TRANSFORMAÇÃO | Meditação

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa agradavel e perfeita vontade de Deus” - Rom 12:1-2

A
palavra chave desta meditação exortativa é "Transformação segundo os padrões de Deus".
Podemos ver aqui a ordem de transformação dada ao crente que já recebeu todo o recheio adequado para uma perfeita vontade de Deus. Ninguém pode arranjar algum desculpa por não se dar a verdadeira transformação de vida porque Jesus, quando foi à Cruz, capacitou-nos para toda a nossa transformação. Só temos que tomar posse.
Notamos que ainda existe muita timidez em tomarmos posse do que O Senhor já nos deu, através do Seu Espírito.


Vamos analisar algumas dessas transformações na vida do filho de Deus...
Quando o Senhor Jesus estava prestes a subir ao Céu, para junto do Pai, de onde havia saído, Ele fez a maior promessa útil para a perfeita transformação do homem: “E comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse Ele 'de mim ouvistes'.” - Atos 1:4
Se queremos que se opere uma verdadeira transformação na nossa vida, não nos podemos ausentar da promessa feita por Jesus aos crentes daquele tempo.

A promessa da plenitude do Espírito Santo é também para nós.  

 
Há um grande erro que está enraizado na Igreja de Cristo, e que consiste em pensarmos que já não precisamos mais de receber a plenitude do Espírito Santo (que corresponde ao batismo do ou com o Espírito Santo), mas que já chega termos recebido Jesus na nossa vida.
Jesus foi bem explícito em Atos 1:8 “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo...”
Ora, o poder de Deus é a unção que é imprescindível para evangelização, assim como para obter essa transformação de vida nova.

Sem este poder da promessa não há nada de Deus. Não há qualquer tipo de mudança na nossa vida por mais que nos esforcemos.
 
Como está a sua vida? Tem havido mudanças do mau para o bom?
Do escuro para a luz? Da morte para a vida? Da ansiedade para a paz?
Da linguagem feia para pronunciar palavras que honram o Senhor?...


 
Não nos esqueçamos: O Senhor diz em Romanos 12:2 ”Transformai-vos pela renovação da vossa mente". Isto quer dizer que temos a responsabilidade nesta renovação.
 
Em amor, 
Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

MANTENHA A VITÓRIA [Parte III]


Se o diabo e os seus demónios foram despojados da sua autoridade perante a vitória de Jesus Cristo na Cruz, porque é que há tantos cristãos derrotados?
 
Isto só tem uma resposta: estão a viver enganados! O diabo engana-nos porque nos influencia a crermos na mentira, à semelhança do engano a Adão e Eva.
Se ele nos consegue enganar quanto à veracidade da Palavra de Deus, então caímos na esparrela. Ele faz com que a verdade seja uma mentira! E, ao contrário, faz da sua mentira faz uma verdade.
Se cremos numa mentira, ele terá ganho um espaço na nossa vida, e então,  podemos estar certos que procurará ocupar todo espaço de nossa vida.
 
O  Senhor Jesus disse-nos: O ladrão não veio senão para matar, roubar e destruir”. Fomos previamente avisados por quem tinha pleno conhecimento.
Vejamos agora algo maravilhoso em nosso favor!
O diabo não tem nenhum direito legal, sobre todo o homem que se submete à autoridade do Senhor Jesus porque Jesus, com a sua própria vida, tirou-lhe toda autoridade. Em Mateus 28:18 “Jesus, aproximando-se falou-lhes: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”.
Se estamos sob a Sua autoridade, então podemos contar com a autoridade que Ele nos delega. E para que queremos a autoridade do Senhor? Para expulsar, afugentar, banir, afastar qualquer espírito  maligno que queira incomodar-nos, destruir-nos, ou fazer qualquer patifaria, porque ele está vencido. Jesus é a nossa vitória! 

Fiquemos calmos, relaxados, sem ansiedade, porque Ele diz “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus; Sou exaltado entre as nações, Sou exaltado na terra. O Senhor dos Exércitos está connosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio” - Sl 46:10-11

O diabo tenta levar-nos a pensar que nós não temos qualquer autoridade! E esta é uma das armas do inimigo, muito sofisticada. Ele semeia dúvidas para que possamos descrer nas Sagradas Escrituras. Ele quer que pensemos que somos fracos e desamparados, o contrário do que o Senhor diz: ”De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” - Heb 13:5b
 
Agora vamos transcrever Efésios 6:10-12 “Finalmente, sede fortalecidos no Senhor e na força de Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo, porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades,. Contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”.
 
Qual é a sua luta diária? É contra seres humanos? É contra os defeitos e contrariedades que encontra no seu cônjuge, filho, filha, irmão ou irmã, colega de trabalho, etc? Ou luta duma forma que fere o inimigo e não o amigo?
Use a oração como a arma mais sofisticada e eficaz sob o controle do Espírito Santo e verá o Senhor a operar em seu favor.
 
Em amor,
Pr. Álvaro Ribeiro      

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

MANTENHA A VITÓRIA [continuação]

A nossa vitória consta de uma vivência sóbria, encorajadora, positiva e entusiástica em todo o tempo. Porque é que afirmamos que somos vitoriosos? Porque Cristo está em nós, e Ele próprio é a nossa vitória!

O filho de Deus, que aprecia a presença do Espírito Santo, está seguro, sejam quais forem as circunstancias que o rodeia. Jesus é a nossa Rocha! O alicerce de nossa vida. Digam lá o que quiserem, mas onde não está Jesus Cristo vitorioso, não há segurança.
O meu amigo sente que está seguro, haja o que houver?...

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará.”
Salmo 37:5

Que verdade impressionante! Deus fez tudo o que era necessário! Pela Sua Onisciência, olhou através dos séculos passados e futuros, e descobriu todos os que creram n'Ele. Ele reuniu-os a todos e os colocou em Cristo. Fomos crucificados com Ele. Louvado seja Deus! Ficamos exaustos, amassados, debilitados, cansados de lutar para agradar ao Senhor, e crucificar o nosso velho homem, quando ele já está morto.
“Sabemos isto: que foi crucificado com Ele, o nosso velho homem,  para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos” - Romanos 6:6-8
 
Vejamos a comparação entre a morte que veio por Adão e a vida que veio por Jesus Cristo: “Se pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que  recebem a abundância da  graça e os dons da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo” - Rom 6:17

Quero-lhe fazer uma pergunta: Que desejo maior tem na sua vida?
Quer saber qual é o meu?
Ver Jesus face a face, falar com Ele e dizer-Lhe: MUITO OBRIGADO PELA SUBSTITUIÇÃO QUE REALIZASTE NA CRUZ, DESPENALIZANDO-ME E MORRENDO EM MEU LUGAR, PARA QUE EU VIVA JUNTO DE TI, ETERNAMENTE.  ALELUIA! 
 
Com um abraço de amor,
Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

MANTENHA A VITÓRIA | Meditação

Existe uma enorme dificuldade do crente em manter a vitória que Jesus obteve na Cruz, oferecendo o valor mais elevado para que isso não aconteça, mas para que mantenhamos a vitória, que é divina e eterna, porque é Vida do próprio Senhor (Zoe).

Jesus Cristo oferece-nos uma vitória completa nesta vida, e eternamente, sobre o diabo e os seus poderes demoníacos. Esta é a parte d'Ele. A nossa parte é aplicarmos e mantermos esta vitória, e vivermos as nossas vidas como cristãos vitoriosos. O propósito desta meditação é que isto seja posto em prática.

Não devemos viver segundo a vontade do inimigo, mas do Senhor.
Quando recebemos o Senhor Jesus na nossa vida, nascemos  na amada família de Deus. Os nossos nomes, que  foram registados no Livro da Vida, jamais serão riscados: nem a vida nem a morte poderão tirar-nos de lá! Nem nenhuma outra criatura! Por causa disso temos uma autoridade divina que podemos exercer para controlarmos o nosso inimigo (o diabo e os demónios) aqui na terra. Esta é uma emocionante e importante verdade sobre a qual nos vamos hoje debruçar.

Lembram-se da história registada em Lucas 10, dos setenta que Jesus enviou para pregarem o Reino de Deus? Eles voltaram para contarem o que aconteceu com muito entusiasmo . O que disse o Senhor Jesus ao facto dos demónios se lhes sujeitarem? ”...Alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos Céus”.
A fonte da autoridade deles não era o mero falar em nome de Jesus, e sim no relacionamento que com Ele tinham. Não podemos colocar a nossa fé numa “fórmula mágica” de palavras corretas, para enfrentarmos e lutarmos contra o diabo. É necessário um relacionamento ou comunhão com o Deus Todo Poderoso, reafirmo!
Quando confessamos Jesus como nosso Salvador e Senhor, os nossos nomes são registados nos céus. Recebemos a autoridade que pertence aos filhos e filhas reais de Deus. Este relacionamento com Cristo é a fonte da nossa autoridade sobre o inimigo.

O Apóstolo Paulo era bem sucedido na libertação das pessoas dos poderes demoníacos. Um homem Judeu chamado Sceva tinha sete filhos, os quais  decidiram tentar o método de Paulo de expulsar os demónios, usando o nome de Jesus. Quando encontraram o homem endemoninhado, eles disseram as seguintes palavras “No nome de Jesus, a quem Paulo prega, ordeno-vos que saiam”. O espírito maligno respondeu-lhes: “Jesus eu conheço e bem sei quem é Paulo, mas vós quem sois?" (Atos 19.13-16)
Os demónios ficaram irados com esta falsa reivindicação, porque aqueles rapazes não tinham nenhum relacionamento com Jesus. E então deram uma grande coça aos sete filhos de Sceva.
A nossa autoridade sobre os demónios vem com o constante relacionamento com Jesus.

Um abraço, 
Pr.Álvaro Ribeiro