quinta-feira, 31 de março de 2016

CLAREANDO | Meditação

Quando pedimos ao Senhor Jesus, que nos batize ou encha com o Espírito Santo, queremos dizer que nós nos entregamos a Ele para sempre, saturados e alagados com a Sua verdade. Jesus orou ao Pai: “Santifica-os na verdade. A tua palavra é a verdade”.
O batismo do Espírito Santo é uma experiência de purificação total e de despojamento. É o farol da verdade de Deus, pondo à mostra cada recanto da nossa vida. A finalidade do batismo é lavar-nos com um jato fortíssimo, e esvaziar-nos da nossa auto-confiança, do nosso orgulho, das pequenas tendências do mal e dos pretextos aos quais nos agarramos. Ou seja, de todas as coisas que bloqueiam a nossa fé e impedem a entrada do  poder  de Deus e da sua presença na nossa vida!

O batismo do Espírito Santo tem um duplo propósito: A purificação e a preparação do vaso para receber o poder divino, e depois, o enchimento do vaso com o Seu poder. As duas ocorrências são simultâneas, porque quando o Espírito Santo da verdade começa a saturar o nosso ser, põe em evidência e, ao mesmo tempo, retira todo o entulho, lixo, ou pecado que deixamos empilhar dentro de nós.

Jesus disse: “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas” - Atos 1:8.
Jesus não disse que o poder nos pertencia, mas que o poder nos encheria e operaria por nosso intermédio! Somos os recipientes, os vasos, os canais. Por mais que tentemos, nunca seremos o conteúdo. Somos copos contendo a água viva. A água que pode saciar a sede dos homens, mas um copo vazio não satisfaz a ninguém.

Em II Coríntios 4:7, Paulo diz: ”Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”.
Este poder está num recipiente perecível, isto é, no nosso corpo fraco.

Necessitamos, sem dúvida alguma, do batismo do Espírito Santo. Dizer que não precisamos, porque já temos Jesus em nossa vida, equivale a dizermos que não precisamos de purificação.

O batismo do Espírito Santo, tal como todas as dádivas de Deus, precisam de ser recebidas pela fé. É possível que não sintamos coisa alguma quando recebemos o batismo do Espírito Santo!

A nossa confiança não deve ser baseada nos nossos sentimentos, mas na Palavra de Deus.

Pr. Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 24 de março de 2016

ESTÁ CONSUMADO!

Nesta meditação, vamos pensar um pouco sobre a frase de imenso significado, pronunciada por Jesus, quando estava a ser crucificado, pois ela tem total aplicação para cada criatura humana.

Em primeiro lugar, vamos ler alguns versículos no Evangelho de João (19:17-18,28-30) - “E levando Ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira que, em hebraico, se chama Gólgota, onde o crucificaram, e com Ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.
Estava pois ali um vaso de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e pondo-a num hissope, lha chegaram à boca.
E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E inclinando a cabeça, entregou o espírito.”

É Sexta-Feira santa, cerca da hora nona ou três da tarde, quando Jesus pronuncia esta frase. Ele rendia o espírito, sentia as suas forças físicas a esgotarem-se rapidamente. A Sua vida terrena estava a terminar. Sai-lhe então dos lábios esta expressão: “ESTÁ CONSUMADO” - cheia de significado, talvez maior do que as outras seis, por aquilo que representava para Ele, e pode representar para nós.

Para compreendermos perfeitamente esta frase que Jesus pronunciou, devemos antes de mais nada, lembrar as circunstâncias em que foi pronunciada.
Porquanto uma frase vale pela pessoa que a profere e pelas circunstâncias em que ocorrem: Jesus Cristo, que a pronunciou, encontrava-se, naquele instante, pregado na cruz. Havia cerca de seis horas que nela se achava. Esgotava-se rapidamente, morria. E morria como substituto do Homem! Morria em lugar de cada um de nós!
Nós é que devíamos estar naquela cruz, mas Ele substitui-nos. Para isso tinha vindo: para ser o nosso substituto, na expiação pelo pecado. Agora, sentia a vida a esvair-se-Lhe rapidamente. Em breves fracções de tempo iria sair-Lhe dos lábios a Sua última frase, a sétima, na cruz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

A Obra da cruz é um tema abundante de reflexão, mas temos que ficar por aqui, pois não temos mais espaço. Que cada um dos Seus seguidores aproveite o tempo que Ele nos dá, para pensarmos através do Espírito Santo.

LOUVADO SEJA DEUS!
Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 17 de março de 2016

SERVOS DE DEUS | Meditação

"Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça ?" - Romanos 6:16

Todo o filho ou filha de Deus (entendemos que é filho de Deus só quem já nasceu do Espírito, que aplicou em sua vida a obra perfeita de redenção, realizada por Jesus Cristo) está comprometido com o Senhor, tal como um servo que tem a sua vida ao dispor de seu dono, sem qualquer direito a reinvindicar, visto ter sido resgatado do penhor. Neste caso específico, nós estavamos penhorados ao Diabo, mas o Espírito Santo fez-nos compreender que precisávamos de ser despenhorados, e foi o que Jesus Cristo fez, na Cruz cruel, Ele pagou o preço total de nossa redenção.

A quem sirvo com a minha vida? A quem serve o meu amigo com a sua vida? Ao Senhor,ou ao Diabo? Se somos servos do Senhor, a Ele sirvamos. Não podemos servir a dois senhores.

Não devemos permitir que a Igreja de Jesus Cristo seja envolvida com os padrões do mundo, não devemos dar lugar aos desejos carnais, agindo no poder da carne, como se fossemos naturais, sem vida eterna. Não! Se já nascemos de novos, as coisas velhas já passaram.

"E, assim, se alguem está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas todas as coisas" - I Cor 5:17

Como é possível que um filho ou filha de Deus se ire com seu irmão ou irmã? Como é triste caírmos na armadilha do inimigo, amargurando-nos por qualquer coisa sem significado algum para a nossa vida, sem qualquer benefício, e não honrando ao Senhor, mas entristecendo o Espirito Santo...

Efésios 4:30-32 - "E não entristeçais o Espirito de Deus, no qual fostes selados para o dia de redenção. Longe de vós, toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmeas, e bem assim como toda a malícia. Antes, sede uns para com os outros benígnos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como tambem Deus em Cristo, vos perdoou".

Meu caro leitor, está realmente comprometido com o Senhor? Deseja ser-Lhe fiel servidor ou servidora?
A minha exortação, no amor do Senhor, é a seguinte: Não viva com amargura! Expulse esse pecado do velho homem. Está na hora de se deixar liderar pelo Espírito Santo.

"Senhor, Tu tens sido o nosso refugio, de geração a geração" Salmos 90

Com um grande abraço,
Pr. Álvaro Ribeiro

sexta-feira, 11 de março de 2016

TRANSFORME AS SUAS FRAQUEZAS EM BÊNÇÃOS | Meditação

"Ele fortalece os desfalecidos e multiplica as forças dos que não têm força alguma" - Isaías 40:29

Conta-se a história de um homem cego e de um aleijado que se tornaram amigos inseparáveis. Como fizeram essa amizade? O aleijado podia ver perfeitamente, mas não conseguia andar. O cego tinha pernas fortes, mas não conseguia ver. Então combinaram entre si o seguinte: O aleijado ofereceu a sua visão ao cego em troca de mobilidade.  
O cego carregava o aleijado em suas costas para ir onde necessitava. As suas fraquezas e necessidades mútuas os uniram no sentido de aproveitarem os pontos fortes um do outro.

Semelhantemente, a nossa cegueira e o coxear espiritual deveriam levar-nos a um relacionamento com Deus, de dependência e oração, a fim de que a Sua força possa tomar o lugar da nossa fraqueza.

As nossas fraquezas pessoais, que nos tornam conscientes da nossa falta de capacidade ou poder para sermos verdadeiros discípulos do Senhor, deveriam fazer com que direccionássemos os nossos corações a Deus em orações intensivas. E, desta maneira, descobriríamos que Ele verdadeiramente “FORTALECE OS CANSADOS E DESANIMADOS, E MULTIPLICA AS FORÇAS DOS QUE TÊM POUCA FORÇA”.

É bom relembrarmos a Sua especial promessa aos que confiam no Senhor, para que haja transformação constante das suas forças físicas e espirituais.

“MAS OS QUE ESPERAM NO SENHOR RENOVAM AS SUAS FORÇAS, SOBEM COM ASAS COMO ÁGUIAS, CORREM E NÃO SE CANSAM, CAMINHAM E NÃO SE FATIGAM” Isaías 40:31.

A nossa atitude de dependermos de Deus, atrai a Sua atenção, aproxima-O de nós, e faz com que Ele manifeste gloriosamente o Seu poder através de nós.
As nossas inadequabilidades são consideradas como bênçãos disfarçadas quando nos compelem a dependermos de Cristo. Contudo, se nos revolvermos no lamaçal da auto-piedade de nós mesmos, olhando para dentro de nós, buscando uma compreensão dos nossos  problemas, tudo o que conseguiremos no final de toda a indagação, é um sentimento de inferioridade
.
Vejamos agora os problemas, o desânimo, a fragilidade e cansaço físico- espiritual segundo a ótica de Deus: "Aquele que não poupou o Seu próprio  Filho, antes, o entregou por nós, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?" - AMEN, AMEN, ALELUIA.

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 3 de março de 2016

PREPARADO? | Meditação

Quando temos um encontro com alguém especial, temos o cuidado de nos prepararmos, com antecedência, no vestir, na higiene, incluindo aspectos de relacionamento pessoal, enfim, queremos causar boa impressão! E então há que ter o cuidado de nos prepararmos em condições para o encontro com sucesso.

O Senhor Jesus prometeu preparar-nos lugar, onde Ele estivesse, juntamente com o Pai - “Na casa de meu pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo  teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar,voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” - João 14:2-3.

Sabemos que uma parte desta tremenda promessa já foi realizada quando o Senhor Jesus foi à Cruz. Foi aí que Ele, com a morte terrível, carregou com o peso gigante dos nossos pecados, e ficou preparado um lugar na eternidade com Ele, juntamente com o Pai
A segunda parte da maravilhosa promessa é que Ele voltaria e nos receberia para que, onde Ele estivesse, estejamos nós também.
Meu amado leitor, crê que o Senhor já cumpriu com a primeira parte do versículo quando foi ao Calvário? Como podemos menosprezar a Sua vinda, cumprindo-se assim a completa promessa mencionada na Sua Palavra?

Façamos agora uma pergunta: Está preparado para se encontrar com
O Senhor? O Senhor Jesus realizou toda a nossa reabilitação para morarmos para sempre com Ele, mas cabe-nos agora a nós tomar posse e colocar em prática essa maravilhosa Obra.

A evidência da nossa preparação para nos encontramos com o Senhor face a face, manifesta-se no nosso viver diário: Alegria, paz com todos, segurança, não se deixando abalar com a impiedade que decorre cada vez mais grossa, vida de adoração somente ao Senhor, enfim, vida santa.

“VEDE QUE GRANDE AMOR NOS TEM CONCEDIDO O PAI, A PONTO DE NOS CHAMAR FILHOS DE DEUS; E, DE FACTO, SOMOS FILHOS DE DEUS. POR ESSA RAZÃO, O MUNDO NÃO NOS CONHECE, PORQUANTO NÃO O CONHECEU A ELE.
AMADOS, AGORA SOMOS FILHOS DE DEUS, E AINDA NÃO SE MANIFESTOU O QUE HAVEMOS DE SER. SABEMOS QUE, QUANDO ELE SE MANIFESTAR, SEREMOS SEMELHANTES A ELE, PORQUE HAVEREMOS DE VÊ-LO COMO ELE É” - I JOÃO 3:1-2.

Pr.Álvaro Ribeiro