terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

O REINO DE DEUS

"Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer..." - Mt. 6:33 (NTLH)

Jesus teve o "encargo" de demonstrar como funciona o Reino de Deus, assim como deixar esse mesmo "encargo" à igreja. Mas, afinal, o que é o Reino de Deus que Jesus nos ensina a colocarmos em primeiro lugar, ou seja, antes de quaisquer outras coisas?

O Reino de Deus é tudo o que é perfeito! É o agir perfeito de Deus em todas as coisas e situações. Acima de tudo, o Reino de Deus é vida, e onde está a vida de Deus, aí não há morte nem as consequências de uma morte decadente da raça humana.

Mais intrigante ainda, é Jesus nos ensinar a orar declarando que o Seu Reino está entre nós, no planeta terra! Mateus 6:10 - "Venha o teu Reino..."

Quais são, então, as manifestações da evidência do Reino de Deus que temos que priorizar nas nossas vidas?
- Primeiro que tudo, transformação de vida.
- Depois, sinais e maravilhas sobrenaturais (curas, milagres, provisão...)
- Suprir as necessidades dos outros.
- Amar a Obra de Deus.
- Viver na "loucura" dos homens, tomando decisões naquilo que o Espírito Santo revela.
- Testemunho irrepreensível de estilo de vida.
- Prazer e alegria em qualquer circunstância.

Que dizes de hoje tomares esta ordem de Jesus e obedeceres ao seu comando? Vai em frente... Experimenta... Vais ser surpreendido!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

A ILUSÃO DO COMBOIO

"Desvia os meus olhos de contemplarem a ilusão e faz-me viver no teu caminho. - Salmo 119:37

Já experimentaste a sensação de estares sentado no teu lugar no comboio, e então olhas pela janela e vês que o comboio da linha ao lado começa a ficar para trás? De repente, ele desaparece, vês que afinal estás parado onde estavas e tens uma estranha sensação sensorial de falso movimento no teu corpo. Era o comboio ao lado que estava em movimento e não o teu! Foi uma ilusão de movimento!

Há muitas pessoas que têm caminhado desta forma... Levam o seu movimento (a sua vida) assente no movimento dos demais, dando uma boa sensação ilusória de falsa dinâmica e alcance de objetivos. Pensam que imitando outros ou buscando os objetivos e realizações de outros, conseguirão chegar lá. Mas tudo é uma ilusão.

O que acontece, é que sempre que vivemos uma ilusão, uma mentira ou uma vaidade, não saímos do lugar. Tudo se mantém na mesma... As mesmas rotinas, os mesmos resultados, as mesmas frustrações!

Desafio-te a lançares o teu olhar, não para a janela mirando o comboio do lado, mas unicamente na direção que Deus tem para ti, pois é Ele e somente Ele que te dará o verdadeiro movimento de crescimento, o alcance de metas e a verdadeira realização.

Não te enganes... Precisas viver no caminho do Espírito Santo!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

AI... SAIU ASNEIRA!

"Evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem." - EF. 4:29 (NVT)

Há algo de muita importância que reside no filho de Deus e que, amiúde, menosprezamos: é o poder que temos na palavra declarada de forma verbal ou escrita, a qual transforma contextos, pessoas e situações adversas! E este poder advém de já termos a natureza divina, a natureza do sobrenatural de Deus. Deus, Ele mesmo, soprou no ser humano a Sua natureza e essência - Gn. 2:7.

Lembremos que foi com a palavra declarada que Deus criou todo o universo, a terra, os seres vivos e o ser humano. Foi com a palavra declarada que Deus ungiu o Seu Filho Jesus de forma pública para o plano de salvação executado até à sua morte na cruz. Foi com a palavra declarada que paralíticos, cegos e enfermos foram curados. Foi com a palavra declarada que Lázaro ressuscitou dos mortos. E é com a palavra declarada que tu e eu manifestamos exatamente o mesmo Poder!

Então pergunto: com este Poder residente no teu discurso oral, podes tu permitir-te a emitir palavras que em vez de Poder trazem fraqueza, desilusão e maldição? - "Acaso de uma mesma fonte pode jorrar água doce e amarga? Pode a figueira produzir azeitonas ou a videira produzir figos? Da mesma forma, não se pode tirar água doce de uma fonte salgada." - Tiago 3:11-12.

E no teu discurso escrito? Quantas postagens nas redes sociais fazes ridicularizando outros, memes com duplo sentido e mordaz, palavras malditas sobre os teus governantes e autoridades? Precisas mudar esse hábito. Talvez precises ocupar o teu tempo fazendo algo útil e de serviço aos outros. Quando estamos ocupados a servir os outros, somos impregnados, automaticamente, de amor, e esse amor começa a agir em nós pelo Espírito Santo.

Não caias novamente na asneira de dizer ASNEIRA!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

MAIS 5 MINUTOS!

“O que trabalha com mão enganosa empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece” - Provérbios 10:4

Esta expressão - "mais 5 minutos!" - saiu algumas vezes da minha boca quando despertava logo pela manhã. O despertador tocava, silenciava-o um pouco e dizia: "mais 5 minutos!". Felizmente, sempre foi uma situação muito rara na minha vida, pois tenho desenvolvido uma disciplina pessoal de exigência ao cumprimento de horários, de gestão de recursos disponíveis e de honra aos compromisso e a terceiros.

Mas quantas vezes estes "mais 5 minutos" não se tornam mais 10, mais 20 ou por vezes mais dias... Não me refiro ao levantar da cama, mas ao estilo de vida que, tantas vezes, tomamos de procrastinar as nossas responsabilidades assumidas e a nossa vida de submissão ao Espírito Santo.

A Palavra de Deus é tão clara e é tão incisiva neste tema. A diligência em tomar as diversas responsabilidades que tens em mãos com afinco e dedicação, vai-te trazer uma abundância de recursos e de influência. Afinal, quando o nome de Deus é exaltado na tua vida, o teu nome é honrado por Deus perante os outros e vives uma credibilidade que traz riqueza, confiança e alcance.

Isto é verdade!

Não esperas "mais 5 minutos".

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro