"Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu,..." - I Cor. 1:21
Quantas vezes me tenho perguntado:
- Porque é que alguns músicos de louvor são excelentes executantes mas transmitem tão pouco, ou mesmo nada, e nada recebo deles nos tempos de louvor musical?
- Por que razão alguns pregadores são tão ilustres e tão bem preparados teologicamente, mas as suas mensagens não afetam mudanças em minha vida nem nos demais?
Em contrapartida, outras vezes vejo:
- Músicos, que ainda não sendo tão perfeitos executantes, me levam a tempos de profunda adoração musical e me fazem fluir na expressão de amor a Deus.
- Ou mesmo pregadores sem grande preparação ou sem grande profundidade nos seus textos, mas que operam mudanças em tantos.
A explicação está na palavra unção! Unção significa que alguém foi ungido, ou seja, que óleo foi derramado sobre ele. Vemos esta unção com óleo descrita em inúmeros episódios na Bíblia. No Antigo Testamento, a pessoa ungida era abençoada e escolhida por Deus para cumprir um propósito especial. Temos exemplos desta unção com óleo em profetas, em sacerdotes e em reis.
No Novo Testamento vemos Jesus nomeado como "Cristo" ou "Messias" que significam "ungido". Mas Jesus foi ungido pelo próprio Deus Pai, não com óleo, mas com o Espírito Santo. E, por este motivo, onde quer que Jesus fosse, ministrasse ou ensinasse, ninguém ficava indiferente ao Poder que d'Ele fluía, ainda que não sendo mestre da lei como os fariseus e sacerdotes. Jesus foi ungido para realizar o seu ministério de impactar o mundo com a salvação.
Todo aquele que aceita Jesus como seu salvador é ungido por Deus, escolhido como Seu filho. A unção de Deus é a capacitação que Ele dá a todo crente para O servir. A unção de Deus santifica-nos, purificando-nos do pecado. A unção é sinal de dedicação a Deus.
A unção de Deus já reside em mim e em ti! Só precisamos deixar que o Espírito Santo nos use nesta unção e sejamos totalmente dedicados a Deus e à Sua Obra, purificando-nos do pecado e santificando-nos continuamente!
Isto fará toda a diferença, em ti, e em todos os demais que da unção receberão o poder.
Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro