quarta-feira, 24 de novembro de 2021

23 ANOS A IRRADIAR!

"... a Glória do Senhor está a irradiar de ti." - Is. 60:1b

Somos chegados a mais um fim de semana de celebração e comemoração de aniversário da Igreja da Renovação. Que alegria e que satisfação olharmos para estes 23 anos e constatarmos a presença de Deus entre nós e em nós!

Nestas alturas e, habitualmente, temos a tendência para salientar as más experiências, as dificuldades e aquilo que tenha sido menos positivo ao longo desta história. Mas não o quero fazer! Quero trazer um pequeno texto que expresse gratidão a Deus e que valorize o papel que temos nos planos de Deus.

Somos uma comunidade muito abençoada:
Somos abençoados com tantos que, ao longo destes anos, deram sempre o melhor de si, do seu tempo e dos seus bens;
Somos abençoados por aqueles que continuam disponíveis a somar os seus ministérios e chamados em prol da expansão do Reino de Deus nesta cidade e nesta nação;
Somos abençoados por todos os voluntários que se têm multiplicado em esforço, dedicação e vivência em todas as áreas de ação da Renovação;
Somos abençoados por sermos contemplados na manifestação do Poder de Deus com curas, sinais e maravilhas;
Somos abençoados por vivermos dias em que tantas pessoas se rendem a Jesus;
Somos abençoados por vermos tantos casamentos a ser restaurados, e outros que, não sendo casados, tomam a decisão de se consagrar a Deus;
Somos abençoados por termos uma voz profética que Deus tem levantado;
Somos abençoados por termos pontes com tantos ministérios internacionais, que nos enriquecem e nos abrem horizontes de ação e alcance.

E mais ainda, é o saber que temos muito mais para viver, para semear e para colher. Afinal, a sua promessa de irradiarmos a Sua Gloria é real e palpável nestes 23 anos!

O que vem aí é grandioso. E tu?... Irradia!

A todos, muito obrigado!
Pr. José Carlos Ribeiro

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

A UNÇÃO

"Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu,..." - I Cor. 1:21

Quantas vezes me tenho perguntado:
- Porque é que alguns músicos de louvor são excelentes executantes mas transmitem tão pouco, ou mesmo nada, e nada recebo deles nos tempos de louvor musical?
- Por que razão alguns pregadores são tão ilustres e tão bem preparados teologicamente, mas as suas mensagens não afetam mudanças em minha vida nem nos demais?

Em contrapartida, outras vezes vejo:
- Músicos, que ainda não sendo tão perfeitos executantes, me levam a tempos de profunda adoração musical e me fazem fluir na expressão de amor a Deus.
- Ou mesmo pregadores sem grande preparação ou sem grande profundidade nos seus textos, mas que operam mudanças em tantos.

A explicação está na palavra unção! Unção significa que alguém foi ungido, ou seja, que óleo foi derramado sobre ele. Vemos esta unção com óleo descrita em inúmeros episódios na Bíblia. No Antigo Testamento, a pessoa ungida era abençoada e escolhida por Deus para cumprir um propósito especial. Temos exemplos desta unção com óleo em profetas, em sacerdotes e em reis.
No Novo Testamento vemos Jesus nomeado como "Cristo" ou "Messias" que significam "ungido". Mas Jesus foi ungido pelo próprio Deus Pai, não com óleo, mas com o Espírito Santo. E, por este motivo, onde quer que Jesus fosse, ministrasse ou ensinasse, ninguém ficava indiferente ao Poder que d'Ele fluía, ainda que não sendo mestre da lei como os fariseus e sacerdotes. Jesus foi ungido para realizar o seu ministério de impactar o mundo com a salvação.

Todo aquele que aceita Jesus como seu salvador é ungido por Deus, escolhido como Seu filho. A unção de Deus é a capacitação que Ele dá a todo crente para O servir. A unção de Deus santifica-nos, purificando-nos do pecado. A unção é sinal de dedicação a Deus.

A unção de Deus já reside em mim e em ti! Só precisamos deixar que o Espírito Santo nos use nesta unção e sejamos totalmente dedicados a Deus e à Sua Obra, purificando-nos do pecado e santificando-nos continuamente!

Isto fará toda a diferença, em ti, e em todos os demais que da unção receberão o poder.

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

ESPERTOS E SIMPLES

“Ouçam, eu os envio como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam espertos como serpentes e simples como pombas." - Mateus 10:16 (NVT)

Sempre que Jesus ensinava e ministrava a pessoas, fossem seus discípulos ou outros, nunca mostrava um caminho de facilitismo. Por causa disso alguns não quiseram segui-Lo, pois o preço a pagar sempre era elevado.

Jesus teve o cuidado de ensinar os seus discípulos para as dificuldades, as perseguições, hostilidades e confrontos! E podemos constatar que, ao longo do Seu ministério, Jesus nunca evitou o confronto, nem tampouco reagiu. Ninguém o pôde chamar de cobarde nem de reacionário.

O exemplo que Jesus deixou, complementado pelos seus ensinamentos, é o fundamento para uma vida inter-relacional de vitória e de influência. Não somos afogados por ninguém, mas também não deixamos de inspirar e motivar a mudança dos demais pelo Poder de Deus. Por isso, Ele nos ensina a sermos espertos como as serpentes e simples como as pombas, ainda que vivendo como ovelhas no meio de lobos!

O Apóstolo Paulo ensinou que não temos que usar as mesmas armas que o mundo usa (2 Coríntios 10:3) - "Embora sejamos humanos, não lutamos conforme os padrões humanos."  Então, estes tempos que vivemos e que se aproximam, ainda que de muita colheita e avivamento, são também de perseguição, tempos que precisamos recorrer continuamente ao Espírito Santo para usufruto do controlo das nossas reações e motivações.

Como uma ovelha no meio de lobos, vencerás sendo esperto e simples!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

terça-feira, 2 de novembro de 2021

NA MOUCHE (PARTE 2)

“Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais.“ - Efésios 6:12 (NVT)

[... continuação da semana passada]

Gosto de relembrar, continuamente, que Jesus tinha um alvo, “uma mouche” para acertar. Era concentrado neste alvo e dedicava todas as suas energias, foco e atenção ao cumprimento do mesmo, sem nunca desprezar  as  necessidades  de  todos quantos lhe surgiam neste percurso, mesmo sendo aqueles que, algum tempo mais tarde, iriam pedir a sua morte! Jesus foi concentrado “na mouche”! Não lutou contra ninguém de carne e osso, sofreu consequências de injustiça humana, e celebrou a vitória sobrenatural como resultado. Hoje, em pleno século XXI, o Seu legado continua a ser visível, emergente e capacitador. Olhemos para a Sua  Igreja... Jesus concentrou-se na função e não na popularidade!

Se queremos ser pessoas de vitória e de legados, temos que nos concentrar no nosso alvo. E o nosso alvo tem que deixar de ser lutar por uma razão ou por um direito, pois essa luta é deste mundo, é contra a carne e o sangue!

O alvo está montado, a arma preparada e o nosso “olho diretor” focado na “mouche” a atingir,  sem  rodeios  e sem desculpas. Não vou mais defender as “minhas” ideologias ou convicções pessoais. Isso é da carne e do sangue. A minha concentração está em debater e derrotar o mundo tenebroso do pecado, da destruição e da decadência humana, pois esta obra é grandiosa, valorosa e de grande efeito intemporal. Queres aliar-te a este alvo e começar a acertar “na mouche”?

Relaxa, concentra-te e avança sem medo!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro