quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A relva do vizinho é sempre mais verde

Mt. 18 vr. 1 – “Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: «Quem será o mais importante no reino dos céus?» vr 4 - Por isso, aquele que se tornar simples como esta criança será o mais importante no reino dos céus.”

O ser humano sempre teve e terá uma natural propensão para se comparar e para comparar coisas. É algo tão natural que sem querermos ou termos consciência, fazemo-lo em cada circunstância e momento da nossa vida quotidiana.

Comparamos roupas, comparamos carros, comparamos hábitos, comparamos a família, comparamos tudo e mais alguma coisa... Até comparamos igrejas e ministérios! Os discípulos de Jesus não fugiam a esta regra. Por diversas vezes discutiam quem seria o preferido ou quem seria o maior.

Jesus sempre foi claro e contundente na resposta... E ela é só uma: ser humilde, simples e grato pelas condições existentes e que Ele coloca disponível em nossas mãos.

Temos experimentado viver o sobrenatural de Deus na simplicidade do que Ele diz e ordena e não no que vemos ou comparamos com outros. É um erro querermos ser o que os outros são ou fazer o que os outros fazem, pois isso traz anulação da Sua vontade no usufruto da nossa vida, tal como Ele quer operar!

Outra consequência inevitável do uso sistemático da comparação é a manutenção do sentimento de ingratidão. Deixamos de ver as coisas boas que temos, não apreciamos os que estão junto a nós, não damos valor a quem de facto nos ajuda a lutar e que está a nosso lado na derrota e na vitória.

O Apóstolo Paulo entendeu isto tão bem, e como o entendeu tão bem deixou um legado imensurável. Viveu na capacidade do que o Espírito Santo lhe deu, cumpriu com o seu chamado e deixou que outros fizessem o trabalho de outros! O seu coração demonstra uma gratidão extrema e podemos verificar que sempre apreciou aqueles que andavam consigo e que caminhavam a seu lado – I Co. 15:10a “Mas pela graça de Deus sou aquilo que sou.”

Olha bem à tua volta... a tua relva é mesmo verde!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

SONHA

“Que a tua felicidade esteja no Senhor! Ele te dará o que o teu coração deseja!” – Salmo 37:4 (NTLH)

Este grafiti (na imagem) encontra-se na freguesia de Campanhã, no Porto, junto à Praça da Corujeira, por onde passo todos os dias a caminho do meu escritório na Renovação. É da autoria do artista e ilustrador Add Fuel e foi encomendado pela Câmara Municipal do Porto por ocasião da promoção do Campeonato Mundial de Futebol de 2018 para apoio à Seleção Nacional de Futebol.

No dia da inauguração do painel o autor afirmou – “por mais simples que sejam os sonhos, eles podem levar-nos a outros mundos”. De modo poético o Add Fuel deu uma definição para o “ato” de sonhar, de viver coisas que se esperam e pelas quais se tenta lutar, e que nos podem levar a novas experiências e a um novo tipo de vivência.

Melhor ainda que sonhar numa incerteza de realização, é ter o Criador de todas as coisas, de todo o universo, de toda a vida, de tudo o que existe visível e invisível, e saber que Ele cumprirá os meus sonhos - “o que o meu coração deseja”.

Isto é fantástico! Não há nada igual a viver num contínuo sonhar e sermos levados a outros mundos, outras vivências e experiências, sabendo que tudo o que está em meu coração, Deus quer operar, transformar, adaptar ao modelo de sonho e de concretização pelo Seu Poder Sobrenatural.

Há uma única condição... Alegra-te em Deus, tem comunhão com Ele, recebe a felicidade que Ele dá e experimenta sonhar, mas sonhar a sério!

Agora já sabes... SONHA!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

DESISTÊNCIA

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à dextra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." – Cl. 3:1-3

Uma das coisas mais fáceis e mais expectáveis na vivência do ser humano é, sem dúvida, o desejo de desistir. Desistir dos processos mais exigentes, desistir do que dá trabalho, desistir do que exige dedicação, desistir das responsabilidades assumidas com outros e com Deus, desistir de compromissos... Desistir é fácil e, acima de tudo, é muito humano!

Mas o cristão nascido de novo em Cristo Jesus, não é um mero e simples humano... Na realidade, a Palavra diz-nos que é alguém que “já está morto” e que agora buscamos as coisas que são do Seu Reino sobrenatural e não as coisas que são da terra tão naturais!

Queres deixar a desistência para trás? Queres avançar e vencer sempre? Toma nota destes simples pontos sugeridos:

1) Oração regular ao longo de cada dia.
2) Leitura constante da Bíblia, pelo menos diária.
3) Assistência e participação assídua nos cultos e atividades da tua igreja.
4) Interação em ambiente extra-igreja com outros irmãos da tua igreja.
5) Participação ativa no serviço e ministério na tua igreja.
6) Desejo ardente de partilhar o evangelho de Jesus e a mudança que Ele operou em ti.

A desistência não é natural em quem já está morto como mero humano! 

Alegra-te... Vive mais... O sobrenatural reside em ti!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Domínio Próprio (Disciplina):

“Depois aprendam o que é o domínio próprio (disciplina)...” – II Pd. 1:6

Disciplina. Esta é uma palavra que provoca diferentes reações. Ligamo-la muitas vezes a sistemas comportamentais de índole legalista e de obrigação, ou a correções impostas por outros em nossas vidas. No entanto, tenho analisado que a prática voluntária e deliberada de auto-disciplina é algo que nos eleva a patamares nunca antes alcançados!

Durante a minha vida profissional, como analista de sistemas, tive que adotar métodos de trabalho de elevada disciplina pessoal, seja de agenda, de horários e de cumprimentos de objetivos. Depois, como líder numa organização internacional ao longo de 10 anos, pude experimentar os frutos deste exercício diário e quotidiano, alcançando o que muitos diziam impossível e vendo resultados excepcionais em diversos domínios. Foi neste período que pude ser parte ativa do crescimento de três filhos, pude prosseguir uma vida académica com a participação de um mestrado, pude cuidar da saúde com disciplina alimentar e exercício físico, enfim... A disciplina a que sempre me impus tem dado resultados excelentes e a vitalidade necessária e obrigatória para a prossecução de alvos, metas e objetivos talhados por Deus em minha vida.

Mas não sou o único a experimentar isto e a usufruir desta realização. Todos os homens e mulheres que servem e deixam fruto, são disciplinados... extremanente disciplinados! Os grandes estadistas são disciplinados... Os grandes mestres são disciplinados... Os grandes missionários são disciplinados... Os grandes empresários são disciplinados... Os grandes desportistas são disciplinados...

Deus tem grandes planos para sermos grandes, de tal forma que deixemos fruto por onde quer que andemos e façamos... Um dos atributos essenciais para este plano sobrenatural se executar na tua vida é a disciplina!

Trata de te auto-disciplinares e viverás mais e melhor em todos os domínios da tua vida!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro