quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O NOVO SACERDÓCIO | Meditação

No Antigo Testamento, Deus ordenou um sacerdócio que representasse o Seu povo diante Dele. Este ministério envolvia um complicado sistema de rituais e cerimónias, e estas cerimónias eram símbolos das realidades espirituais futuras; eram  a sombra destas coisas, e não a substância em si.
O ministério sacerdotal de Cristo preencheu todos os tipos ou símbolos implícitos no sacerdócio do Antigo Testamento. Ele cumpriu  todos os simbolismos. Ele é o  cumprimento de todos os protótipos ou símbolos.
Os sacerdotes levítico e araónico foram suplantados por um novo sacerdócio.

Nos termos da Nova Aliança todo o crente é ordenado para ser um sacerdote de Deus!
Não oferecemos sacrifícios de animais, como os sacerdotes da Antiga Aliança ofereciam, mas somos chamados para sermos “um sacerdócio santo e para oferecermos sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” - I Pedro 2:5.
 
Um dos sacrifícios espirituais que somos ordenados a oferecer é o fruto dos nossos lábios. ”Portanto ofereçamos sempre por Ele a Deus sacrifício de louvor, isto é o fruto dos lábios, dando graças ao Seu Nome” - Hebreus 13:15.
Vejamos agora mais de perto qual a nossa posição como sacerdotes do Senhor, vocacionados por Ele, para que exerçamos este ministério com zelo e capacidade dada pelo Senhor: “Vós, porém, sois a raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes  as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” - I Pedro 2:9.É tremenda a posição que temos em e com Cristo Jesus, mas assim como a excelência desta posição, é também a imensa responsabilidade como sacerdotes do Altíssimo!
 
Jesus ainda exerce a função de Sumo-Sacerdote junto ao Pai em nosso favor. Pela sua graça nós somos os sacerdotes para ministrar ainda na terra em favor do nosso próximo.
MEU AMADO! ESTÁ NA HORA DE DESPERTARMOS AFIM DE EXERCERMOS O MINISTÉRIO QUE O SENHOR NOS MANDOU REALIZAR. 
 
Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Conforme à imagem de Cristo | Meditação

“PORQUANTO AOS QUE DE ANTEMÃO CONHECEU, TAMBÉM OS PREDESTINOU PARA SEREM CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO, A FIM DE QUE ELE SEJA O PRIMOGÉNITO ENTRE MUITOS IRMÃOS” - Romanos 8:29

Podemos enxergar, ver, ter plena certeza de que o plano a) de Deus para o homem, é que sejamos conformes à imagem do Seu Filho Jesus Cristo.
Tal como Jesus Cristo é perfeito, assim quer que nós sejamos.  Toda a disciplina e treinamento nas nossas vidas tem esse objectivo! Deus implantou nos  nossos corações o desejo de sermos santos, perfeitos, sem qualquer tipo de imperfeição. E, pela graça de Deus, vamos lá chegar, pois assim está decretado nas Sagradas Escrituras.
Ora vejamos I João 3:2 - “AMADOS, AGORA, SOMOS FILHOS DE DEUS, E AINDA NÃO SE MANIFESTOU O QUE HAVEMOS DE SER. SABEMOS QUE, QUANDO ELE SE MANIFESTAR, SEREMOS SEMELHANTES A ELE, PORQUE HAVEMOS DE VÊ-LO COMO ELE É”.

É muito importante, para que o processo de aperfeiçoamento se desenvolva na nossa vida, ter em atenção os seguintes princípios:
a) Somos participantes da natureza divina com Cristo (Hebreus 3:14);       
b) Somos o templo onde habita o Espírito Santo (I Coríntios 6:19);
c) Somos participantes da ressurreição de Cristo (Romanos 6).

A nossa semelhança à imagem de Cristo ainda está em processo. Devemos desejar, aceitar e receber o que Deus nos dá de bom, ou menos bom (tribulações), e deixar que o grande Mestre Artesão continue a moldar-nos.

Não desista! Sabe quem é o autor das desistências? Ele mesmo: o Diabo.
O Senhor Jesus avisou-nos de que teríamos dificuldades e muitas aflições,  mas  no nomento exacto, no tempo oportuno, vem a Sua ajuda. Não no nosso tempo, mas no tempo do Senhor. “NO MUNDO, TEREIS AFLIÇÕES; MAS TENDE BOM ÂNIMO; EU VENCI O MUNDO" (João 16:33b)!

“MUITAS SÃO AS AFLIÇÕES DO JUSTO, MAS O SENHOR DE TODAS O LIVRA”.
Como reagimos às tempestades que vêm à nossa vida? Qual é a sua reação? Aceita as dificuldades, sejam elas quais forem? Deus sabe perfeitamente até onde suportamos. É diabólico quando reagimos com revolta e auto-rejeição. Sabemos que Deus está no controle de todas as coisas mas, como seres humanos, falíveis, falhamos muito nesta área. Só gostamos de receber coisinhas boas, mas o que diz o Senhor através da Sua Palavra?
“SABEMOS QUE TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS, DAQUELES QUE SÃO CHAMADOS SEGUNDO O SEU PROPÓSITO” (Rom 8:28)

Tu e eu meu amado, precisamos de memorizar os versículos centrais correspondentes à nossa gratidão ao Senhor, já que é muito difícil memorizar toda a Bíblia. Estudemos  a Palavra que fala diretamente ao nosso coração e mente, e permaneçamos nessas promessas maravilhosas que são para nós. Porque Jesus já as conquistou para mim e para si. Sejamos obedientes em tudo!

“PORQUE QUANTAS SÃO AS  PROMESSAS DE  DEUS, TANTAS TÊM NELE O SIM; PORQUANTO  TAMBÉM POR ELE É O AMÉM PARA GLÓRIA DE DEUS, POR NOSSO INTERMÉDIO” - II Cor 1:20

Em amor,
Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

O SENHOR | Meditação

“E RECONHECERÃO QUE SÓ TU, CUJO NOME É SENHOR, ÉS O ALTÍSSIMO SOBRE TODA A TERRA”.

De todos os nomes de Deus, o que mais relembra a Sua grandeza é talvez o de SENHOR. A palavra 'Senhor' significa 'aquele que existe por si mesmo', o 'EU SOU'. Em geral, esta palavra é usada como revelação direta do que Deus é. Em vários lugares da Bíblia Sagrada encontramos expressões explicativas e reveladoras de algumas características especiais de Deus, e é para essas expressões que vamos hoje pensar, afim de alargarmos os nossos horizontes sobre o SENHOR, que é o 'EU SOU'. Só porque Ele é o EU SOU é que nós somos tudo o que somos.

Vamos então observar tais expressões do nosso Deus verdadeiro, do Grande EU SOU:
Senhor-Jiré: O Senhor proverá.
Senhor-Nissi: O Senhor é a minha bandeira.
Senhor-Shalom: O Senhor é a nossa paz.
Senhor-Tsidkenu: O Senhor é a nossa justiça.
Senhor Shamá: O Senhor, o está presente, ou está ali.
Senhor-Rapha: O Senhor que cura.

Estes nomes foram descobertos pelo povo de Deus em épocas de extrema necessidade. Portanto, estes nomes descrevem as diversas manifestações do poder do Senhor auxiliando o Seu povo, de acordo com a situação aflitiva em que se encontravam.
Nós temos o mesmo Deus, sem nenhuma alteração. Cheguemos com confiança ao trono de Sua Graça, afim de sermos ajudados no tempo oportuno.

Todos nós conhecemos os factos relacionados com a história de Abraão e seu filho Isaac. Pois bem, o Senhor faz com todas as nossas necessidades o mesmo que fez, substituindo a vítima Isaac por um cordeiro. Este cordeiro não andava ali a  pastar, mas estava ali retido ou preso  por uns arbustos.
Assim o Senhor faz com nossas necessidades. Para nós é impossível saber como o Senhor vai suprir, mas o saber não nos compete a nós, mas ao Senhor.

Importa que obedeçamos à Sua Palavra como, por exemplo, o Senhor nos diz em Filipenses 4:6 “NÃO ANDEIS ANSIOSOS  DE COISA ALGUMA, MAS  EM TUDO PORÉM, SEJAM CONHECIDAS, DIANTE DE DEUS, AS VOSSAS PETIÇÕES, PELA ORAÇÃO E PELA SÚPLICA, COM AÇÕES DE GRAÇAS”.

Com amor,
Pr.Álvaro Ribeiro.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

O DEUS DE TODA A CONSOLAÇÃO | Meditação


“Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdia e Deus de toda a consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar aos que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” - II Coríntios 1:3-4

O nome de Deus que mais infunde consolação, é este mesmo: “O Deus e Pai de toda a consolação”.
Nos tempos que decorrem em todo o universo, cheio de crises (corrupção, infidelidade, ganância, ódio enfim...), todo o tipo de destruição do homem, com as suas alterações, incluindo a própria natureza, são causadas  pelo pecado do homem.
“Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória  dos filhos de Deus” - Romanos 8:20-21

Deus quer que os Seus filhos sejam consolados neste tempo de grande angústia. A Igreja de Cristo é muito querida para o Senhor. Ela é considerada a Sua noiva . Apocalipse 19:7  - “Alegremo-nos, exultemos e demos-Lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro”.
Agora vamos relembrar alguns requisitos que nos são exigidos,  para que essa consolação se faça sentir no nosso coração.
É necessário mantermos uma constante comunhão com O Senhor. Quer orando, quer adorando, quer cantando, quer testemunhando, com a nossa vida e com a Palavra verbalmente.
Podemos constatar que, ao longo dos séculos, Deus lidou com o homem com amor perfeito, mesmo quando Israel era rebelde, cometendo tanta abominação, como no tempo actual, Deus sempre esteve/está pronto a perdoar, desde que o Homem reconheça a sua rebelião, o seu pecado, se arrependa e busque ao Senhor com inteireza de coração, virando as costas para o pecado.
Diz O Senhor: “CONSOLAI, CONSOLAI O MEU POVO, DIZ O VOSSO DEUS” (Isaías 40:2).

Como um dos constantes factos da Consolação do Senhor, temos como exemplo a consolação que o Senhor deu a Daniel quando ele  teve aquela  grande visão  acerca dos grandes acontecimentos no futuro, e que deixou Daniel sem forças e muito abatido.
(Daniel 10:19) “...e disse: Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê  forte, sê forte. Ao falar ele comigo fiquei fortalecido e disse: fala meu Senhor, porque me consolastes  e me fortaleceste!"

Para que sejamos consolados como Igreja de Jesus, com a mesma consolação que fluía do Senhor quando esteve na terra, e que agora vem através da ação do Espírito Santo, precisamos crer nos dons do Espírito Santo.
Vou-lhe mostrar a riqueza de um dos nove dons do Espírito que é o dom de profecia. Por favor examine na Epístola do Apóstolo Paulo em I Coríntios 14:3 - 
“MAS O QUE PROFETIZA FALA AOS HOMENS, EDIFICANDO, EXORTANDO E CONSOLANDO".

Termino esta breve reflexão, com a firme confiança no nosso querido Pai, que deseja que vivamos Consolados desde já, e eternamente.

Com amor,
Pr.Álvaro Ribeiro