quarta-feira, 29 de março de 2017

SABEDORIA DO ALTO | Meditação

“A sabedoria, porém, lá do alto, é primeiramente pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento” - Tiago 3:17
Esta é uma descrição da sabedoria que vem do Alto. Não é nada comparada à sabedoria dos homens separados de Deus que se manifesta em egoísmo, soberba, ganância, vanglória, corrupção, falsidade, ou fantasia, efemeridade, etc.

A sabedoria que o homem recebe do Senhor, através de Seu Espírito, é a sabedoria que enriquece a nossa vida e nos guia até entrarmos na Sua glória. A maravilha é que, se o homem tem falta de sabedoria do alto e reconhece isso, pode receber do Senhor, que está pronto a derramá-la sobre quem pede e não a lança em rosto!
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera e ser-lhe-á concedida. Peça  porém com fé, em nada duvidando; pois o que duvida  é semelhante à onda do mar, impelida e agitada  pelo vento.  Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa.” - Tiago 1:5-7

No 1º Livro de Reis capítulo três, temos a afirmação de que O Senhor quer capacitar os seus servidores com sabedoria. Nos versos 5,8,9 Deus disse a  Salomão “Pede-me o que queres que te dê”.  Salomão respondeu: "Agora, pois, ó Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai ; não passo de uma criança e estou no meio de um povo grande, dá pois ao teu servo um coração sábio para julgar retamente”.
Como é do nosso conhecimento, o Senhor concedeu a Salomão tanta sabedoria que o tornou o rei mais sábio e rico da terra.
 
O Senhor tem todo o gosto em nos dar sabedoria para administrarmos tudo o Ele nos dá já nesta vida. Tão somente reconheçamos com humildade a nossa necessidade da Sua Sabedoria.
O grande problema é que, normalmente, somos muito sábios aos nossos olhos! Aí o Senhor não tem nada a fazer. E continuamos secos, vivendo só com a sabedoria terrena, que breve vai para o esterco, mesmo depois de ganharmos fama e bens.
Relembro que a Sabedoria de Deus proporciona-nos a eternidade com Ele. A vida plena de glória e perfeição. E isto tudo pela Sua maravilhosa graça.

Para adquirirmos sabedoria do Senhor, é necessário entregarmo-nos a um viver santo e constante. ”Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” - Sl 90:12
Concluímos, com razão de que, com a sabedoria humana, ninguém se salvará, como claramente somos informados.
“Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação”.

Com amor,
Pr.Álvaro Ribeiro.

quarta-feira, 22 de março de 2017

MEU REDENTOR VIVE | Meditação



“Porque eu sei que o meu Redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus” Jó 19:25-26

Esta convicção que Jó expressou há muito tempo, é importantíssima para pessoas de todas as épocas! Ele expressou os seus pensamentos com uma segurança e confiança que nos deixa admirados! Ele diz: “Eu sei....”
O que é que Ele sabia?
Primeiro: que tinha  um Redentor que vivia.
Segundo: Que aquele Redentor se levantaria no futuro sobre a terra revestido de poder.
Terceiro: Que ele mesmo seria ressuscitado e veria a Deus.

Hoje, toda a gente que  tem conhecido o Senhor Jesus como seu Salvador pode ter a esperança como este homem de Deus que passou por tremendas provações, mas firme!
O conselho da sua mulher, perante tantas calamidades, era o seguinte: "Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre". Mas ele lhe respondeu: "Falas como qualquer doida. Temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?".
Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
Jó estava firme em relação à ressurreição do seu corpo.

Verificámos que homens do velho testamento acreditavam na ressurreição nos últimos tempos. No Novo Testamento encontramos as afirmações que dão aos cristãos uma confiança e certeza ainda maiores.

Primeiro: A redenção que Jesus efetuou pelo Seu sangue, como a Palavra afirma ”No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” Efésios 1:7

Segundo: Quando o Senhor Jesus subiu aos céus, os discípulos receberam a promessa. ”Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há-de vir assim como para o céu o vistes ir" - Atos 1:11

Terceiro: O próprio Senhor Jesus disse que qualquer um que crer N'Ele tem a vida eterna e disse mais:  “Eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:40)
Então todos os redimidos O verão .
Hoje, os crentes podem contemplar pela fé a Sua obra de redenção, mesmo no meio de dificuldades! Porque no passado abraçavam a promessa, mas nós temos a realidade dinamizada pelo Espírito Santo.
Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória que em nós vai ser revelada" - Rom 8:18
 
AMADOS, AGORA SOMOS FILHOS DE DEUS, E AINDA NÃO SE MANIFESTOU O QUE HAVEREMOS DE SER: SABEMOS QUE, QUANDO ELE SE MANIFESTAR, SEREMOS SEMELHANTES A ELE, PORQUE HAVEREMOS DE VÊ-LO COMO ELE É” - I João 3:2

Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 15 de março de 2017

O MAIOR INIMIGO VENCIDO | Meditação

Pense comigo! Qual é o maior inimigo do Homem? Será o Diabo? Será a nossa natureza adâmica?...
Um dos maiores inimigos do Homem chama-se... Morte!

A morte do Homem é um facto comprovado pelo crente e pelo ateu. Aqui estamos todos em acordo comum. Todas as ilusões de religiosidade concordam com este facto infalível.

Uma das afirmações da Palavra de Deus sobre a morte está baseada na carta sagrada de Hebreus 9:27 “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto, o juízo.”

Em resposta à pergunta formulada ("qual o maior inimigo do Homem?"), podemos ver, claramente, que a resposta está na Palavra de Deus, em I Coríntios 15:54-55.
“E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” Versículo 57: ”Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Alguém disse que a mais credível certeza da vida é a morte. O tema da morte envolve as maiores e mais dispendiosas despesas e ocupação científica do Homem na busca de alguma descoberta, para prolongar vida, ou até acabar com a morte. Graças a Deus que Jesus tem toda a autoridade para se pronunciar. ”Não temas: Eu Sou o primeiro e o último; e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amén. E tenho as chaves da morte e do inferno” Apoc 1:17-18

O Homem incrédulo luta com tremendas dúvidas acerca da morte e depois da morte. E, por vezes, as indagações deste tema leva as pessoas à loucura e ao suicídio. Mas o Homem que, pela graça de Deus, responde à chamada de Deus torna-se numa pessoa eterna, pois “Quem tem Cristo tem a vida, quem não tem Cristo, não tem a vida eterna” I João 5:12.

Os filhos de Deus não têm que se preocupar com a morte física porque já ressuscitaram no espírito, que é onde agora mora o Espírito Santo e que garante segurança em todas as áreas da vida, quer visíveis ou invisíveis. Não temos necessidade de rebuscar dados, informações relacionadas com a morte, pois isso é muito perigoso.
”Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?"

Grande segurança temos nas Escrituras Sagradas.
"Agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não vivem segundo a carne, mas segundo o Espírito" - Rom 8:1


Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 8 de março de 2017

PALAVRA E FÉ | Meditação

Deus sempre comunicou com o homem através da Sua Palavra. As Suas ordens, Suas orientações, Suas promessas e as Suas exortações têm sido comunicadas ao Homem através da Sua Palavra. Porém, é sempre O Seu Espírito o canal desse maravilhoso relacionamento. 

Muitas vezes, Deus serviu-se de várias coisas físicas para fortalecer a comunicação ao homem, tal como sonhos, visões, revelações, servindo-se também de anjos obedientes à Sua Majestade. Isto foi no passado, tal como é actualmente.
O Senhor é o mesmo que deseja ter relacionamento com o Homem. A vinda de Jesus Cristo e Sua obra de redenção corroboram desta grande verdade, como a maior e melhor fase de comunhão entre Deus e o Homem. Deus sempre quer abençoar a sua predileta criação, apesar de tanta rebelião! Ele sempre dá uma chance, uma oportunidade ao ser humano de se voltar para Ele.
A Trindade Celestial e os Seus Anjos trabalham dinamicamente na recuperação do homem e no seu bem estar. Deus está a preparar um grande exército de homens e mulheres perfeitos, para nos futuros séculos os apresentar (Efésios 2:6-7).
“...e, juntamente com Ele, nos  ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus: para mostrar, nos séculos vindouros a suprema riqueza da Sua Graça e bondade para connosco, em Cristo Jesus”.

Meu caro amigo, preste muita atenção ao valor da leitura do Livro, a Bíblia Sagrada, porque há duas coisas fundamentais para uma vida abundante com Deus: A Palavra de Deus e a fé. Elas funcionam juntas.
A Palavra de Deus funciona pela fé! O que a Palavra diz sobre Deus é verdadeiro! O que a Palavra diz que eu sou em Cristo, eu sou! O que a Palavra diz que eu posso fazer através de Cristo, eu posso fazer!

O que Deus diz sobre nós é verdadeiro. Somos nascidos pelo Espírito Santo. Pensemos com cuidado: quem nasce em Cristo é uma nova criatura - “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas passaram; eis que se fizeram novas” (II Cor 5:17).
Talvez os seus sentimentos lhe digam que o meu irmão está derrotado, frustrado, a lutar contra inimigos com uma vantagem avassaladora, mas a Palavra de Deus diz que somos mais que vencedores com Cristo.

A Palavra tem Autoridade Divina. Em Génesis 1 Deus declarou a Palavra “que haja"... E houve tudo que Deus pronunciou!
Esta terra onde estamos é o produto da Palavra de Deus! Nós, a Igreja do Senhor, somos os porta-vozes de Deus!

Concluímos, com claridade, que a Palavra de Deus e a fé, que veio pela própria  Palavra, estão sempre unidas.

“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela Palavra de Cristo” - Romanos 10:17

Com amor,
Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 1 de março de 2017

BEIJAI O FILHO | Meditação

Para a meditação desta semana temos como base o versículo 12 do Salmo 2: “Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho;  porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem aventurados todos os que Nele se refugiam”.

Esta exortação é muito forte e vem com muita intensidade quanto à constante adoração que o Filho de Deus deve ter; Jesus Cristo é merecedor.
Em primeiro lugar lemos no verso anterior, ou seja, no verso 11, que o serviço ao Senhor deve ser feito no temor do Senhor; porque “o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria”. Portanto, o serviço do Senhor deve ser realizado com reverência, com zelo, com excelência e com perfeição. Sendo Ele mesmo que nos capacita para tal! O homem só é capacitado verdadeiramente quando a preparação vem Dele. Também na capacitação está incluída a alegria no Seu serviço.

A expressão 'Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho, porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira', é um aviso a juntar às centenas de vezes que vêm mencionados em toda a Bíblia,  desde Génesis a Apocalipse.
O fecho do processo da vinda de Jesus à terra, desta vez como Rei para reinar, traz, sem dúvida, o juízo para todo o mal que o homem praticou.
A Palavra  'a ira  de Deus acender-se-à' é pelo desprezo que os homens tiveram com O Senhor Jesus. Algumas pessoas dizem que Deus, sendo amor, nunca pode despejar a Sua ira sobre a humanidade.

Vamos  agora ver o que está escrito em João 3:36 (no chamado capítulo do amor) - “Por isso, quem crê no Filho  tem a vida eterna; O que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho de Deus não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

Não se ofenda pela pergunta que vou fazer.. Mas, como vai a sua vida? Quer espiritual, quer material, ou seja, Deus e o mundo?

Prestemos toda a atenção aos avisos de Deus...
“Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” - Heb 10:31

O Senhor Deus é amor. É justo. É misericordioso, sempre pronto a perdoar quando nos arrependemos de verdade; quando voltamos as costas ao pecado e no sincero quebrantamento vamos aos Seus Pés, como Deus justo, que já pagou em Jesus a nossa penalidade.

Sempre o Senhor mantêm em vigor a Sua Palavra “SEJAM PERDOADOS OS TEUS PECADOS, VAI E NÃO PEQUES MAIS”.

Em amor,
Pr.Álvaro Ribeiro.