quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

NOVAS BENÇÃOS | Meditação

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” - II Cor 5:17

Isto acontece com cada um dos filhos de Deus. O ano de 2016 está a chegar ao fim, e surge um Novo Ano, com coisas novas: bênçãos do Senhor, aflições novas... pressões novas, entre outros. Mas nós temos a promessa do Senhor que nunca nos abandona! E esta é uma realidade que perdura em nós, nos dá experiência e nos torna mais fortes no Senhor. Cada ano traz mudanças, algumas agradáveis, outras menos agradáveis. “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” - Sl 34:19

Passamos agora para a leitura da Palavra de Deus em Isaías 54:10 - “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti”.

Uma das qualidades mais deleitosas do amor do Senhor é o seu carácter constante. Os montes da terra podem ser removidos do seu lugar, porém,  a bondade e o pacto do nosso misericordioso Senhor não se apartarão do Seu povo. Como está contente a minha alma na firme confiança desta declaração!

O ano de  2016 chegou ao fim. Os anos da nossa vida diminuem, apesar disso,  o tempo não muda para Deus. Vemos muitas coisas a mudar constantemente, mas O Senhor não muda. A força do homem pode afetar a própria natureza, todavia, nenhum poder pode afetar o Deus eterno.

Deus sempre cumpre os Seus planos estabelecidos.
Mesmo antes da fundação do mundo, um dos Seus planos era a Sua Glória envolver os homens numa perfeita unidade com Ele. Mas para que tal acontecesse houve primeiro a necessidade de restauro a fundo no homem, que Ele criou com amor e em perfeição.

Chegando a plenitude do tempo de Sua Graça, Ele irá terminar o processo da dita unidade do homem com Ele. Estejamos bem alerta. VIGIANDO E ORANDO, ADORANDO-O E DETERMINAR UMA CONSTANTE  VONTADE EM LHE AGRADAR DURANTE  TODO O ANO 2017

O ANO VELHO JÁ PASSOU, VIVAMOS NO PRESENTE ANO COM OS OLHOS POSTOS NO SENHOR, PORQUE É O ANO DAS MARAVILHAS DE DEUS SOBERANO.

Desejamos em oração muita graça do Senhor para si e sua família.

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

ALEGRIA DA SALVAÇÃO | Meditação

“Restitui-me a alegria da tua salvação” -Sl 51:12a

O rei David ora ao Senhor,  pedindo-lhe  a restituição da alegria da salvação. Este pedido sugere, sem dúvida, que David estava a experimentar muita tristeza em seu coração. Esta situação aconteceu na vida do rei David, porque caiu no pecado quando se corrompeu com a mulher de Urias, o oficial de alta patente no seu exército, tal como podemos ver este facto no livro de II Samuel 11.
Ora, o rei David era um homem ungido de Deus e tinha um coração de louvor ao Senhor, mas o pecado de adultério deitou-o abaixo, e agora a tristeza invadia a sua alma, e a alegria que havia outrora em seu coração, dava lugar à tristeza.

Será que quando os filhos de Deus vivem em constante tristeza, isso não se deve ao pecado? Poderá não ser adultério, mas tudo que não é da vontade de Deus é pecado, pois o Espírito que habita em nosso espírito fica triste, e não pode operar na nossa vida. - "E não entristeçais o Espirito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção" Ef.4:30
Perder a fundamentada alegria no nosso íntimo, que é a alegria de estarmos salvos da perdição eterna, causa uma profunda tristeza. A alegria da salvação não tem nenhuma comparação com a alegria que o mundo nos pode proporcionar, por melhor que seja a oferta: aquisição de valores materiais, viagens mundos das maravilhas, relacionamentos de alto gabarito, enfim... Nada é rico e maravilhoso como receber a garantia de estarmos preparados com o perdão de todas as ofensas ao Senhor e, portanto, reconciliados, justificados e garantidos na esperança de um viver eterno na glória de Deus.

Será que estamos verdadeiramente conscientes da fortuna que Jesus Cristo conquistou, dando-se à morte mais atroz existente? Será que há algum pecado que nunca confessamos ao Senhor, ainda que tenha sido cometido no passado, e que é como uma sombra que nos persegue?

O Senhor afirma em I João 1:9 - “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”.

Estimado amigo, tome atenção do seguinte:
Se já entregou a sua vida ao Senhor Jesus, recebendo a salvação como oferta de Sua graça, e confia no Senhor, na experiência da presença do Seu Espírito no seu espírito, o seu coração deve estar a saltar de alegria e as suas entranhas a moverem-se com tal regozijo, haja o que houver, “pois nada nos pode separar do Seu amor”.

A época que estamos a atravessar, comemorando o nascimento do Messias, Jesus nosso querido Salvador e Senhor, é um tempo especial de sairmos da tristeza do mundo, e deixarmos que a Luz do Alto nos leve a regozijarmos com alegria do Senhor.
Se tem coragem, diga: LOUVADO SEJA O SENHOR! ALELUIA, GLÓRIA A DEUS.
Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A GRANDE SALVAÇÃO | Continuação


“Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação” - Heb 2:3

Pensamos agora sobre Expiação. A palavra “expiar” significa “remir” a culpa e re-armonizar-se com alguém. A expiação retrata o acordo e a paz resultantes da correção das transgressões. O pecado é uma transgressão contra Deus. Portanto, o pecado separa-nos de Deus.

Precisamos de ser reconciliados ou reintegrados na comunhão com Deus. A única maneira dessa reconciliação, e os resultados dos pecados poderem ser totalmente perdoados é só com a perfeita justificação que Deus oferece em Cristo Jesus. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com  Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” - Romanos 5:1

O pecado só pode ser cancelado ou posto de lado se a penalidade pelo pecado tiver sido paga. Só assim, a justiça é válida para o maior pecador.  Porque só Jesus, como sendo Deus e, ao mesmo tempo, sendo Homem, foi capaz de realizar a nossa justificação perante Deus, Supremo Juíz.

Depois de sermos verdadeiramente justificados na presença de Deus, somos agora pecadores perdoados, como se nunca tivessemos pecado, porque Deus olha para nós através do Seu Filho. 
Cabe-nos uma tremenda responsabilidade em não voltarmos para trás, mas prosseguindo debaixo da orientação do Espírito Santo, vivendo e crescendo numa constante santificação, porque o pecado já não tem poder sobre nós, os filhos de Deus.

“PORQUE O PECADO NÃO TEM DOMÍNIO SOBRE VÓS; POIS NÃO ESTAIS  DEBAIXO DA LEI, E SIM DA GRAÇA.” - Romanos 6:14

RETIDÃO é também um princípio ou característica do carácter de Deus, e é gerado pelo Espírito de Deus no carácter dos Seus filhos. A retidão dos homens separados de Deus é dito pela própria Palavra de Deus como sendo lixo, esterco.

“MAS TODOS NÓS SOMOS COMO O IMUNDO, E TODAS AS NOSSAS JUSTIÇAS, COMO TRAPO DA IMUNDÍCIA; TODOS NÓS MURCHAMOS COMO A FOLHA, E AS NOSSAS INIQUIDADES, COMO UM VENTO NOS ARREBATAM." - Jeremias 64:6

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

A GRANDE SALVAÇÃO

“Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual  tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram” - Hebreus 2:3

Todo o cuidado, o zelo, a diligência, a dedicação com que devemos abraçar tão grande salvação, descreve a apreciação que temos pelo Senhor e pela Sua obra de redenção!
As sagradas Escrituras têm conceitos importantes sobre a salvação.

Vamos debruçar-nos um pouco sobre este aspecto referente à salvação:
O fundamento da Igreja assenta-se firmemente sobre o nosso grande Salvador, Jesus. Há vários outros termos referentes à salvação, devido à sua importância, e seria bom citar alguns agora.

Primeiro | Salvação refere-se à obra da Graça de Deus em Cristo pela qual somos:
a)  salvos da penalidade, poder e futura presença do pecado.
b) Salvos “para” propósito de Deus e estabelecidos na Sua família, onde expressamos a semelhança do Seu Filho.
c) Ao morrer na Cruz pelos pecados, Cristo tornou-Se o nosso Salvador. Ele morreu em nosso lugar e pagou o preço (penalidade) pelo nosso pecado.
d) Quando recebemos o Senhor Jesus pela fé, como nosso Salvador, recebemos também o poder da Sua vida ressurreta.
e) À medida em que esta nova vida flui para o nosso interior, ela traz consigo uma integridade (cura) para o nosso espírito, alma e corpo..
f) Ser salvo significa ser perdoado, curado, liberto, completado e restaurado.  Ficamos sãos, salvos e libertos. Ficamos livres para nos tornarmos tudo quanto Deus nos chamou para sermos.

Segundo | Regeneração. O termo gerar significa criar ou produzir vida.
Estamos mortos em nossos pecados. Assim sendo, precisamos receber uma “nova injeção” de vida espiritual (nascer de novo) para sermos reintegrados na família de Deus.
“ASSIM JÁ NÃO SOIS ESTRANGEIROS E PEREGRINOS, MAS CONCIDADÃOS  DOS SANTOS, E SOIS DA FAMÍLIA DE DEUS."

Pr.Álvaro Ribeiro