quinta-feira, 30 de junho de 2016

ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE | Meditação

Durante sete séculos os judeus e os samaritanos discutiram sobre o lugar apropriado para adorar a Deus. 
Quando passava por Samaria, o Senhor  Jesus encontrou uma mulher samaritana ao lado de um poço. Para grande surpresa desta, Jesus começou a conversar com ela sobre o profundo desejo e zelo em seu coração para com Deus. Neste diálogo ela levanta a questão antiga que causava divergências entre judeus e samaritanos: "Senhor, posso dizer que és profeta. Os nossos pais adoravam  neste monte mas vocês, os judeus, afirmam que o lugar onde devemos adorar é em Jerusalém, Quem está certo?”
Jesus disse: "Vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores, adorarão o Pai  em espírito e em verdade, porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores. Deus é Espírito, e importa que os verdadeiros  adoradores o adorem em espírito e em verdade”
- João 4.

A partir destas palavras de Jesus, a adoração pode ser dividida em duas partes:
1) O Espírito - que é a parte de Deus.
2) A Verdade - que é a parte do homem.
Por outras palavras, tanto Deus quanto o homem têm a responsabilidade de mútua cooperação, para que a adoração seja completa e perfeita.

Agora vamos especificar as duas partes na adoração: Deus e o homem.
A parte de Deus na adoração, envolve tanto o Filho quanto o Espírito - O autor de Hebreus fala sobre o papel que Jesus tem na nossa adoração. Ele cita um salmo de David, onde o salmista fala no nome de Cristo: "A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação” - Salmo 22

Estamos a compreender o que é a verdadeira adoração? Que qualidade de vidas santificadas é necessário que levemos? Que imensa responsabilidade temos quando nos colocamos na postura de adoradores do grande EU SOU?

A parte do homem na adoração é chegar-se a Deus “em verdade”. Isto significa que o coração do homem diante de Deus deve ser limpo, puro, honesto e sincero: "Quem pode subir ao monte do Senhor? Quem poderá ficar  no Seu lugar santo? Quem tem mãos limpas e um coração puro. O que é honesto em todos os seus caminhos.  Este receberá a bênção do Senhor” - Salmo 24:3-5.

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 23 de junho de 2016

A QUEM AGRADECER? | Meditação

 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sêde agradecidos” - Colossenses 3:15

Hoje vamos subir um pouco o nosso conceito acerca de sermos agradecidos.

Em primeiro lugar o Senhor é o alvo primordial de toda a nossa gratidão. Se assim não fosse, poderíamos chamar idolatria, isto é, quando bajulamos o nosso semelhante com gratidão exagerada, e quando Deus não tem lugar nessa atitude de gratidão. Infelizmente isto tem muita ação no mundo de hoje. Os homens políticos, religiosos, e de outros setores, usam de manifesta gratidão com objectivos de promoção especificamente.
Infelizmente, nos meios chamados cristãos, também se promove a auto-gratidão, ficando Deus fora de acção. Ora tudo que não é por fé é pecado “E tudo o que não provém de fé é pecado” - Romanos 14:23b

Repetindo: A nossa primeira gratidão deve ser sempre para o Senhor. Mas não temos o hábito de sermos agradecidos ao nosso semelhante.
Portanto, em segundo lugar, quero chamar a atenção para o versículo encabeçado nesta reflexão Colossense 3:15 - “...E sêde agradecidos”.

Minha observação é a seguinte: Será que no contexto do ensino de Paulo, não quer dizer "e sêde agradecidos uns para com os outros"?
É muito fácil mostrar gratidão só a Deus, mas e encarar a pessoa olhos nos olhos e dizer-lhe, por exemplo, "estou muito grato ao irmão ou irmã, por tudo que tem sido para mim", e podermos especificar em que estamos gratos?

Se todos os irmãos tomassem a iniciativa de ir ao encontro do nosso irmão ou irmã, numa atitude humilde, e dizer-lhe que estamos muito gratos a Deus e que somos tão abençoados, esta ação movida pelo Espírito Santo, traria grandes bençãos a toda a igreja. 

VAMOS PÔR EM PRÁTICA?
“NADA FAÇAIS POR  PARTIDARISMO OU VANGLÓRIA, CONSIDERANDO CADA UM OS OUTROS SUPERIORES A SI MESMO” - Filipenses 2:3

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 16 de junho de 2016

CONFIAR E OBEDECER | Meditação

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e ele tudo fará. Descansa no Senhor, e espera pacientemente até que Ele aja” - Salmo 37:5-7

As palavras "entrega" e "descansa" são de grande importância. Elas formam o portal Divino que atravessemos no nosso caminhar diário com o Senhor. O nosso bom Pastor tem um propósito e ordem para cada dia da  nossa vida (Sl 119:16).

Para alguns é uma emocionante aventura da vida. Para outros, a ideia de um outro dia, ou uma semana inteira de solidão é quase insuportável. Qualquer que seja a situação, a maneira de começar o dia é ordená-lo diante de Deus. Isto não significa dar ordens ao Senhor (porque quem somos nós?),  mas numa atitude de dependência, apresentar-nos ao Senhor, confessando as nossas necessidades, com ação de graças, e pedindo-Lhe que tome conta de todo o tempo que Ele nos dá, para que seja bem administrado.

Sempre há coisas inesperadas que acontecem connosco... Às vezes coisas que nunca pensamos! Mas se confiarmos toda a nossa vida ao Senhor, nunca somos decepcionados, e resulta sempre para o nosso bem.

É muito fácil  concordar com o que o Senhor diz em Romanos 8:28 “Sabemos que todas as coisas  cooperam  para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito".
Isto é muito salutar, muito encorajador e exterioriza fortaleza de nós mesmos. Mas na prática é como uma fruta sem sumo, espreme-se mas não dá nenhum sumo! Precisamos de pôr em prática o que Jesus nos ensinou.
Leiamos no Evangelho de Marcos 11:23 “Porque em verdade vos afirmo que, se alguem disser a este monte; Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele".
Amado, no Senhor, habitue-se a planear os seus objectivos para o dia. Na companhia de com quem costuma orar, meditar, interceder e louvar ao Senhor.  
Família que não ora, não vai longe. Será que esta falha é notória na sua família? Se é, não espere abundância! Faça o seu devocional com a sua família, na busca e orientação do Senhor para os dias que estamos a viver cheios de armadilhas do inimigo, relembrando-lhe que em Cristo somos mais do que vencedores, se O BUSCARMOS COM  INTEIRO CORAÇÃO.

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 9 de junho de 2016

EVIDÊNCIAS PROFÉTICAS | Meditação

Os acontecimentos mundiais aproximam-se, cada vez mais e mais, de uma situação que se compara àquela que seria de esperar quando o arrebatamento da Igreja for iminente! 
Como as profecias se cumpriram literalmente em muitos detalhes na primeira vinda de Jesus, assim a Palavra de Deus se cumprirá em relação à Sua segunda vinda.

A exortação prática que resulta desse reconhecimento é que, se a vinda de Jesus está às portas, os crentes deveriam orientar as suas vidas de maneira a viverem nos padrões eternos de Deus.

Nós, os crentes, os verdadeiros nascidos de novo, nascidos pelo Espírito de Deus, sabemos que Israel é o marco evidente de Deus para nos alertar dos tempos da segunda vinda de Jesus à terra.
Devemos colocar os nossos olhos na nação de Israel, porque é o relógio de Deus para nos avisar de que está prestes o desfecho determinante, do grande processo de Deus, que consiste no alcance do número completo dos redimidos por Jesus Cristo.

Podemos, neste momento, olhar para as notícias e ver como a inimizade nas nações com o povo de Israel cresce velozmente. Mesmo os Estados Unidos da América, que têm mantido fingida amizade com Israel, está a esfriar a cada dia! Dentro de algum tempo, com toda a sorte de armamento, todas as nações vão cercar esta nação para a aniquilar. Mas quando já estiverem no apogeu da grande batalha chamada 'Armagedom', e o povo judaico estiver prestes a sucumbir, Jesus aparecerá com os pés em terra e com o sopro da Sua boca destruirá aquelas ímpias nações.

”Naquele dia, estarão os seus pés sobre o  monte das oliveiras que está defronte de Jerusalém  para o oriente e para o ocidente" (pode continuar lendo). E mais adiante em Zacarias 14:13 - “Esta será a praga com que o Senhor ferirá a todos os povos que guerrearem contra Jerusalém: A sua carne se apodrecerá, estando eles de pé, apodrecer-se-lhes-ão os olhos nas suas órbitas, e lhes apodrecerá a língua na boca”, etc.

FINDAMOS POR AGORA ESTA CHAMADA DE ATENÇÃO. DEUS O ABENÇOE!

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 2 de junho de 2016

AS DUAS NATUREZAS | Meditação

Creio que não há nenhuma pessoa humana que não manifeste um pouco de esquizofrenia (se considerarmos que a esquizofrenia define-se por dupla mente). Vamos ver o que está escrito em II Cor 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez de novo”.

Quem recebeu Jesus na sua vida tem a Sua mente, como podemos ver em I Cor 2:16 “...nós temos a mente de Cristo”.

Então, dentro do Homem existem duas naturezas. A velha natureza que herdamos dos nossos pais Adão e Eva. Eles foram a nossa árvore genética. Uma natureza pecaminosa, sem vida, sem força, murcha, apagada, sem vontade de vencer, mesmo sem vontade de viver. Como sabemos, contaminada pelo pecado e que toca a todos os homens - “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” - Romanos 3:23.

Existe uma grande batalha constante dentro do homem. A luta entre as duas naturezas: O velho e o novo homem.

Nesta batalha renhida, o derrotado depende de nós próprios. Fazemos a vontade do velho homem, que consiste em variadíssimas maneiras, que podemos resumir na palavra desobediência, ou fazemos a vontade do Espírito que nos deu a nova vida, resumindo na palavra obediência.

Normalmente a culpa das nossas desobediências vai para Satanás, pois ele tem as costas largas! Aqui há um grande problema, que é quando não reconhecemos que estamos a agir no poder da carne, havendo necessidade de quebrantamento em nós mesmos. E não adianta expulsar o diabo, porque o problema está em nós, e não no inimigo, embora ele seja o originador desta situação.

Creia que o maior inimigo a vencer é a nossa velha natureza, pois temos que fazer uma negação dos nossos direitos muito nossos, que o nosso ego protege com unhas e dentes.

Não nos esqueçamos que o diabo já foi vencido, e maior é o que está em nós, como afirmou o rei Ezequias perante o exército do rei da Assíria - “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um está connosco maior do que o que está com ele".

Algumas pessoas vivem desequilibradamente, na chamada esquizofrenia crónica. Mudam de personalidade facilmente, e ficam chocados quando se tenta ajudar.

Estimado leitor, não ponha em saco roto esta exortação, pois ela traz grandes bênçãos quando posta em prática. 

Pr.Álvaro Ribeiro