domingo, 1 de março de 2015

Meditação


ENCORAJAMENTO:

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não censura, e lhe será dada. Peça a porém com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha tal homem que alcançará do Senhor alguma coisa” - Tiago 1:5-7


Seria difícil encontrar algo que produz mais desconforto na vida espiritual do que uma fé vacilante. A figura de linguagem que o apóstolo Tiago nos oferece, descreve exatamente esse tipo de fé: “a onda do mar, impelida e agitada pelo vento”. Assim como é impossível a um viajante chegar ao seu destino com avanço de um dia e regredindo toda a jornada no dia seguinte, também é impossível à alma vacilante, enquanto oscila, chegar a algum lugar de paz.
O crente oscilante ou vacilante, indeciso, é aquele que confia no amor de Deus num dia e duvida do Seu amor noutro dia; É aquele que sente alternadamente ser feliz, de acordo com o seu estado de fé. Hoje ele sobe ao cume da montanha da alegria! E amanhã desce à profundeza do vale do desespero!
Vive segundo os ventos de toda a doutrina. Está sempre a lutar e nunca alcança a vitória. Acreditemos que a pessoa que duvida do amor de Deus, desonra-O em elevado grau.
A fé vacilante não apenas é desleal para com Deus! É também fonte de indescritível infelicidade para nós mesmos, e não pode, de maneira alguma, desenvolver os nossos interesses espirituais. Mas, ao contrário, deve sempre, sob todas as circunstâncias, perturbá-los e prejudicá-los.

O apóstolo nos diz que somos participantes de Cristo se, de facto, guardarmos firmes até ao fim a confiança que desde o princípio tivemos.
Guardar firme é exactamente o oposto de vacilar e esperar os resultados da vacilação, como quem aguarda chegar ao cimo da montanha, subindo dois passos e escorregando três, de maneira alternada. Entretanto muitas pessoas estão à espera de atingir os seus objectivos dessa maneira errada.

Aceita um conselho de valor? Firme-se em Cristo Jesus somente, e siga em frente com coragem.
“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus; o qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta , suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”

Pr. Álvaro Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário