quarta-feira, 3 de março de 2021

ALIMENTAÇÃO COM LENTILHAS

“Morro de fome, que me importa o meu direito de primogenitura?” - Gn. 25:32

Não sendo vegetariano, sou apreciador de comida vegetariana. A variedade de sabores, de texturas e fragrâncias, tornam a alimentação vegetariana extremamente apelativa, além de ser mais saudável e adequada a um estilo de vida mais sedentário e urbano.

A Bíblia tornou um prato vegetariano muito conhecido: o guisado de lentilhas.

No livro de Génesis, no capítulo 25, é-nos relatado o episódio em que Esaú, o irmãos gémeo de Jacó, mas que tinha nascido em primeiro lugar sendo, portanto, o primogénito de Isaque e Rebeca, troca a sua primogenitura (que na cultura judaica era sinónimo de vantagens hereditárias) com o seu irmão, por um prato de lentilhas guisadas. A necessidade de saciar a fome do momento, foi preferível ao propósito de vida que Esaú tinha por herança.

Tenho visto muitas pessoas que, tal como Esaú, têm abdicado dos seus direitos e propósitos de Deus para as suas vidas, por um qualquer prato de comida apelativa, entenda-se, qualquer coisa que surja nas suas vidas. Mas também tenho visto muitos que não trocam aquilo que acreditam ser o plano de Deus nas suas vidas, por nada que se lhes apresente pela frente.

Os primeiros são, normalmente, pessoas famintas de estrelato, que buscam a notoriedade e que prevalecem nas suas preferências de bem estar em detrimento do bem estar dos demais. Os segundos são aqueles que, façam o que fizerem, sempre deixam um rasto de legado e resultados perpétuos, que vão muito mais além do que pensamos ou imaginamos. Mais ainda... Estes são caracterizados por uma fidelidade extrema aos seus próximos a quem servem!

Deixa-me dizer-te isto: ainda que goste muito dum bom prato de lentilhas guisadas, ficas sabendo que jamais o trocarei pelo propósito de Deus na minha vida.

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário